MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Reforma política será discutida no Congresso Nacional do IAB em João Pessoa

Reforma política será discutida no Congresso Nacional do IAB em João Pessoa

As inscrições estão abertas.

Da Redação

terça-feira, 4 de julho de 2017

Atualizado às 15:32

O papel do Direito na construção de um novo Brasil será o tema central do Congresso Nacional do IAB - 174 anos, que irá discutir as reformas política e trabalhista, dentre outros temas, de 31 de agosto a 2 de setembro, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB. Organizado pelo IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB), o congresso reunirá ministros das Cortes Superiores, dentre os quais o vice-presidente do STF, Dias Toffoli, o ex-presidente do STF Nelson Jobim e dois ex-presidentes do Conselho Federal da OAB. Também participarão das palestras e debates o ministro da Justiça, Torquato Jardim, procuradores da República, juízes, advogados e professores de Direito.

Para o presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, que fará palestra magna na abertura do evento, o rumo a ser tomado pelo País não pode passar ao largo da Constituição Federal. "O IAB jamais aceitará o aviltamento da democracia, não importando o seu propósito, nem mesmo o de pretensamente alcançar a efetividade da Justiça por meio de iniciativas que, paradoxalmente, desprezem consagradas garantias constitucionais, como o direito à presunção da inocência", afirma. De acordo com Técio Lins e Silva, "a advocacia brasileira tem percorrido uma trajetória marcada pela resistência a tempos de trevas e pela satisfação cívica de contribuir para o aprimoramento da ordem jurídica nacional".

Reforma política - O painel que discutirá a reforma política contará com a participação do ministro Dias Toffoli, para quem "falta uma elite nacional que pense um projeto de nação". O tema também será debatido pelo ex-presidente do STF Nelson Jobim, contrário ao financiamento de campanha exclusivamente público, em discussão no Parlamento brasileiro. "Esse sistema é incompatível com o modelo de disputa eleitoral vigente e não vai dar fim às contribuições privadas, pois a necessidade derruba a proibição", afirma.

A reforma política também será discutida pelo ministro da Justiça, Torquato Jardim, e a ex-ministra do TSE Luciana Lóssio, presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB. Primeira mulher a ocupar uma cadeira do TSE destinada a juristas, Luciana Lóssio considera desoladora a participação da mulher no cenário político eleitoral brasileiro. "Apesar de sermos mais da metade da população, com 52,13% do eleitorado, representamos menos de 10% na Câmara e 13% no Senado", informa.

Reforma trabalhista - Para a ministra Delaíde Arantes, do TST, que participará do painel Reforma Trabalhista, "as graves consequências da reforma que tramita no Congresso Nacional incluirão a fragilização do movimento sindical, a pulverização dos direitos dos trabalhadores e o enfraquecimento da Justiça do Trabalho". Segundo a ministra, "os que são favoráveis a essa reforma, que provocará grave desequilíbrio na relação capital-trabalho, fazem parte do mesmo segmento que foi contra a abolição da escravatura, a Consolidação das Leis do Trabalho e a PEC das empregadas domésticas".

O ex-presidente Conselho Federal da OAB Cezar Britto, que esteve à frente da entidade de 2007 a 2010, também irá discutir o tema. "Essa reforma trabalhista não pretende modernizar o direito brasileiro, nem revogar o nativo poder patronal de demitir o seu empregado, retirando-lhe o seu único mecanismo de sobrevivência", afirma. O procurador do Ministério Público do Trabalho (PE) Renato Saraiva também participará do debate, que será mediado pela 1ª vice-presidente do IAB, Rita Cortez.

Ex-presidente do Conselho Federal da OAB, José Roberto Batochio, orador oficial do IAB, atuará no painel Corrupção e crise do direito penal. Para Batochio, em cuja gestão (1993/1995) foi criado o Estatuto da Advocacia (Lei 8.906/1994), que assegurou diversas prerrogativas da profissão, é inadmissível atacar a corrupção, desrespeitando os princípios legais. "Parte do Judiciário, inclusive a Suprema Corte, vem trilhando um crescente e insólito ativismo que se descola dos princípios e das normas constitucionais", critica.

Os demais painéis do congresso serão dedicados aos temas Sistema penitenciário e lei de drogas, O ativismo judicial e o Poder Legislativo, Tópicos controvertidos - Novo CPC e Instituições e democracia. Haverá também lançamentos de livros e workshops sobre direitos humanos, penal, de família, societário, ambiental, urbanístico, societário e internacional, como também a respeito do emprego da mediação e da arbitragem.

A programação completa do evento está disponível no site, pelo qual também é possível acessar o edital referente aos trabalhos acadêmicos que poderão ser inscritos até o dia 31 de julho. Os participantes do congresso que tiverem frequência mínima de 75% nas atividades receberão certificados de 30 horas/aula.


Teatro Pedra do Reino - Centro de Convenções de João Pessoa/PB

Serviço

  • Evento: Congresso Nacional do IAB - 174 anos
  • Tema central: O papel do Direito na construção de um novo Brasil
  • Data: 31 de agosto a 2 de setembro
  • Local: Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB - Rodovia PB-008, Km 5, s/n, no Polo Turístico Cabo Branco.

Realização

  • IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
  • Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAA/PB)

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(21) 2240-3173

ou

Clique aqui

Patrocínio

Patrocínio Migalhas