MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Catalunha aprova mais autonomia em referendo

Catalunha aprova mais autonomia em referendo

x

Da Redação

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Atualizado às 08:13


Independência

Catalunha aprova mais autonomia em referendo para se tornar uma das regiões mais independentes da Europa


Eleitores na região espanhola da Catalunha aprovaram planos para conceder maior autonomia à região e dar à sua população o status de nação dentro da Espanha.


Cerca de 75% dos mais de 5 milhões de eleitores disseram "sim" à proposta em referendo neste domingo, mas o comparecimento às urnas foi baixo, em torno de 50% das pessoas aptas a votar.


Com o resultado, a Catalunha, no nordeste do país, se tornará uma das regiões mais independentes da Europa.


O plano inclui a concessão de maior receita de impostos para a Catalunha, e mais poder para decidir como os recursos devem ser gastos, além de maior controle sobre os aeroportos e imigração.


Menos de um sexto da população espanhola vive na Catalunha, mas a região é responsável por um quinto do total da economia do país.


O primeiro-ministro da Espanha, José Luís Rodriguez Zapatero, qualificou o resultado do referendo como bom para a Catalunha e bom para a Espanha como um todo.


Separatismo


A proposta conta com o apoio do governo espanhol, dos socialistas que governam a Catalunha e de nacionalistas moderados.


O Partido Popular, conservador e de oposição, e a esquerda, são contra a proposta.


Os esquerdistas preferem a independência total da região.


Outros opositores do referendo expressaram temor de que as outras regiões da Espanha - inclusive o País Basco, com um longa história de separatismo armado - sigam este exemplo.


Observadores afirmam que o o progresso do programa de autonomia da Catalunha pode ter influenciado a declaração de cessar-fogo anunciada pelo grupo armado separatista basco Eta, no início do ano.


O referendo é a última etapa de um processo que começou em setembro de 2005, quando o parlamento catalão aprovou uma nova versão de Estatuto - o documento que define a relação e a divisão de poderes políticos entre a Espanha e a Catalunha.
_____________