MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Período de estágio será calculado como experiência profissional

Período de estágio será calculado como experiência profissional

X

Da Redação

segunda-feira, 19 de junho de 2006

Atualizado às 08:20


Estagiário

Período de estágio será calculado como experiência profissional


Os desembargadores integrantes do Pleno do TJ/PA deferiram, à unanimidade de votos, o pedido de revisão administrativa interposto por nove dos 14 classificados no concurso público para juiz substituto. Eles solicitavam a ampliação do entendimento de comprovação de três anos de experiência profissional, para inclusão, no referido período, de estágio realizado pelos candidatos. Após as devidas comprovações, os classificados deverão ser nomeados.


A decisão do Pleno foi de acordo com entendimento do STJ e do CNJ, que consideram poder o bacharel aprovado poder contar como experiência profissional o tempo em que atuou como estagiário em instituições e escritórios de advocacia, bem como exercendo atividades perante os fóruns e tribunais. Os desembargadores também destacaram no julgamento em plenário artigos do Estatuto da OAB, que determina que o estagiário regularmente inscrito na Ordem pode praticar atos privativos do advogado, e da Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, que reconhece a figura do estagiário como auxiliar das promotorias de justiça, nomeados pelo procurador geral da instituição por período não superior a três anos.


No concurso público 001/2005, no qual os candidatos foram classificados, foram inscritos pouco mais de 1,9 mil bacharéis em Direito para as 40 vagas ofertadas. Desse total 132 candidatos foram aprovados para a segunda fase, que correspondeu à provas subjetivas, mas somente 14 conseguiram pontuação necessária para classificação. São eles: José Jonas Lacerda de Sousa, Janaina Fernandes Lins de Andrade, Adelina Luiza Moreira da Silva, Carlos Gustavo Chada Chaves, Gabriel Veloso de Araújo, José Ronaldo Pereira Sales, André Luiz Filo-Creão da Fonseca, Bárbara Oliveira Moreira, Glauce Mara Lima Pimenta, Daniel Ribeiro Dacier Lobato, Carla Paes Sodré da Mota, Claytoney Passos Ferreira, Cíntia Walker Beltrão da Silva e Fabíola Urbinati Maroja.
___________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA