MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PF deve realizar trâmites necessários para renovação de passaporte
JF

PF deve realizar trâmites necessários para renovação de passaporte

Emissão está suspensa desde junho devido à falta de orçamento.

Da Redação

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Atualizado em 19 de julho de 2017 18:14

O juízo da 19ª vara Federal Cível de SP deferiu liminar em MS para determinar que a PF receba imediatamente uma mulher em sua repartição, independentemente de agendamento, para realização dos trâmites necessários para renovação de passaporte, com urgência.

A impetrante requereu a emissão de seu passaporte em razão de reunião de trabalho agendada em agosto nos Estados Unidos. Apesar de possuir passaporte válido, até 28/11/2017, ela necessita de um novo em razão da exigência de validade mínima de seis meses.

Desde o fim de junho a emissão de passaportes foi suspensa pela PF em razão da insuficiência de orçamento. No MS, a impetrante alega que faz jus ao passaporte de emergência, mas ao comparecer na sede da PF, em 4/7/17, sequer receberam sua documentação.

De acordo com a decisão, não é possível que se defira, imediatamente, a expedição de passaporte, por não ser o Poder Judiciário competente para tal, "faltando-lhe elementos para averiguar se de fato há direito ou não ao passaporte ou a fazer a viagem". Contudo, o juízo deferiu parcialmente a liminar para determinar que a autoridade competente receba a impetrante em sua repartição, independente de agendamento e imediatamente, com a finalidade de realização dos trâmites necessários para renovação do passaporte, "a qual deverá ser feita, caso a parte autora atenda aos requisitos próprios, em até seis dias úteis contados do comparecimento da impetrante na repartição competente."

"Embora ciente das dificuldades orçamentárias da Polícia Federal, e tendo tomado ciência do comunicado presente em https://www.pf.gov.br/agencia/noticias/2017/06/notaa-imprensa-servico-de-passaporte, não vejo meios de, em situações de comprovada urgência, não determinar que a Polícia Federal, excepcionalmente, proceda em sentido contrário ao do comunicado, sob pena de perecimento de Direito, em relação ao qual o art. 5º, XXXV, da Constituição Federal veda omissão judicial."

O escritório Neumann Advogados representa a impetrante no caso.

  • Processo: 5010078-83.2017.4.03.6100

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...