MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. As principais notícias do mundo jurídico paranaense

As principais notícias do mundo jurídico paranaense

Da Redação

terça-feira, 20 de junho de 2006

Atualizado às 08:20


OAB/PR


As principais notícias da OAB/PR no informativo dessa semana


CONDUTA


Ofício da Corregedoria pede melhor relacionamento entre juízes e advogados


O corregedor-geral da Justiça, desembargador Carlos Hoffmann, expediu um ofício circular a todos os juízes para que proporcionem aos advogados melhores condições para o desempenho de suas funções. A medida foi motivada por inúmeras reclamações de advogados quanto ao tratamento dispensado por alguns magistrados. O presidente da OAB/PR, Manoel Antonio de Oliveira Franco, havia encaminhado ofício à presidência do Tribunal de Justiça, solicitando providências para coibir o comportamento adotado por alguns juízes, que se recusam a receber prontamente os advogados, mesmo quando se trata de providência que reclame e possibilite solução de urgência. O ofício lembra que o direito dos advogados de se dirigir diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horário previamente marcado, está previsto na Lei 8.906/94 (clique aqui), artigo 7º, inciso VIII.


POSSE


Novos desembargadores tomam posse no Tribunal de Justiça


Os magistrados Francisco Pinto Rabello Filho e José Joaquim Guimarães da Costa tomaram posse na última quarta-feira (14) no cargo de desembargadores do TJ/PR. O presidente em exercício da OAB/PR, Dirceu Galdino Cardin, designou os advogados José Francisco Machado de Oliveira e Manoel Caetano Ferreira Filho para representar a Seccional na solenidade.


COPA


Expediente na OAB Paraná e na CAA encerra mais cedo no dia do jogo


O expediente na OAB/PR e na Caixa de Assistência dos Advogados (CAA) encerra às 14h na próxima quinta-feira (22), data em que haverá jogo do Brasil durante a Copa do Mundo de Futebol.


COMPROMISSO


33 novos advogados prestam compromisso coletivo em Curitiba


Trinta e três novos advogados prestaram compromisso coletivo na última quarta-feira (14) em Curitiba. O presidente em exercício da OAB/PR, Dirceu Galdino Cardin, participou do evento, realizado na sede da Seccional. Desde o início do ano, 656 novos advogados prestaram compromisso no Paraná, 415 deles em Curitiba.


PROCESSO CIVIL


As recentes reformas do CPC são tema de palestra em Pato Branco


A OAB/PR e a subseção de Pato Branco realizaram ontem, palestra sobre o tema "Questões sobre as recentes reformas do Código de Processo Civil". O evento, teve como palestrante o advogado e professor Eduardo Talamini, foi realizado no Teatro Municipal de Pato Branco. Mais informações pelo telefone (41) 3017-5050.


SISTEMA RECURSAL


Curso sobre Reformas do Sistema Recursal em Marechal Cândido Rondon


A OAB/PR e a subseção da OAB em Marechal Cândido Rondon promovem nos dias 23 e 24 de junho o curso "Reformas do Sistema Recursal e na parte de Execução no Código de Processo Civil", com o advogado e professor Sandro Gilbert Martins. O curso será realizado na sede da subseção - sexta-feira, das 19h às 22h30, e sábado, das 8h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone (41) 3017-5050.


LANÇAMENTO


Luiz Edson Fachin realiza palestra no Rio de Janeiro


O professor Luiz Edson Fachin estará ministrando uma palestra no Rio de Janeiro, no dia 23 de junho, durante o lançamento do livro "Paternidade e Coisa Julgada - Limites e Possibilidades à Luz dos Direitos Fundamentais e dos Princípios Constitucionais", de autoria do juiz de direito Mauro Nicolau Júnior. Fachin escreveu o prefácio do livro. O evento será realizado na sede da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro - Amaerj.

CURSOS

OAB PROMOVE:
Questões sobre as recentes reformas do CPC
Escola Superior de Advocacia - Pato Branco
19 de junho de 2006
Reformas a parte da Execução do Código de Processo Civil
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
19 a 28 de junho de 2006
Escola Superior de Advocacia - Marechal Cândido Rondon
23 de junho de 2006
Reformas no Sist Recursal e na Execução no CPC
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
3 a 31 de julho de 2006
V Sarau do Meio Ambiente
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
7 de julho de 2006
Seminário de Direito Eleitoral
Escola Superior de Advocacia - Curitiba
13 e 14 de julho de 2006


OAB/PR RECOMENDA:
Curso
Local
Data


CESUMAR
- Av. Guedner, nº 1.610 - Maringá - PR



DIA 5 DEAGOSTO DE 2006

Abertura em LONDRINA

_____________

*Notícias extraídas do Informativo Virtual OAB/PR n° 111








___________