MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Promotor pede pena de morte para Saddam Hussein

Promotor pede pena de morte para Saddam Hussein

X

Da Redação

terça-feira, 20 de junho de 2006

Atualizado às 09:08


Punição

Promotor pede pena de morte para Saddam


A Promotoria iraquiana pediu ontem que o ex-ditador Saddam Hussein e dois de seus homens de confiança sejam condenados à morte, por enforcamento, pelo massacre de mais de cem xiitas, nos anos 80, num vilarejo.


A mesma pena foi pedida para seu meio-irmão Barzan al Tikriti, ex-chefe da inteligência, e Taha Yassin Ramadan, ex-vice-presidente. O ex-ditador (1979-2003) congratulou o promotor, dizendo ironicamente: "Muito bem".


Os réus, além de cinco dirigentes do partido sunita Baath -o mesmo de Saddam-, são acusados pelas torturas e execuções em Dujail, em 1982, após um atentado a bala contra o ex-ditador no vilarejo.


De acordo com a acusação, um bombardeio aéreo matou nove pessoas no vilarejo, 148 moradores foram executados e centenas de famílias foram detidas e torturadas -36 pessoas morreram e um grupo de 399 mulheres, idosos e crianças foi mandado, sem julgamento, para uma prisão no deserto.


Saddam foi acusado por quatro tipos de crime: homicídio premeditado, detenção com privações graves, tortura e exílio forçado. Ele admite que assinou sentenças de morte.


O julgamento de Saddam deve ser retomado em 10 de julho. Um conselho dará o veredicto. Como cabe apelação, o processo pode durar meses.
____________