MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RJ nega pedido de indenização da herdeira de Cecília Meirelles

TJ/RJ nega pedido de indenização da herdeira de Cecília Meirelles

X

Da Redação

terça-feira, 20 de junho de 2006

Atualizado às 09:11


Epopéia


TJ/RJ nega pedido de indenização da herdeira de Cecília Meirelles


O desembargador Murilo Andrade de Carvalho, da 3ª Câmara Cível do TJ/RJ, negou provimento ao recurso da atriz Maria Fernanda Meirelles Correia Dias contra a João Fortes Engenharia. A autora, filha e herdeira da poetisa Cecília Meirelles, entrou com pedido de indenização por danos moral e material pela reprodução de um trecho do poema "O Jardim", de autoria de sua mãe, no livro "Parques do Rio de Janeiro - um olhar poético", patrocinado pela construtora. Cabe recurso.


O desembargador constatou que a confecção da obra ocorreu sob a coordenação da Eco Rio Promoções e Produções Ltda e não da João Fortes Engenharia, que apenas patrocinou o projeto. "A pretensão da herdeira da poetisa Cecília Meireles de obter reparações material e moral pela inserção na obra 'O Jardim', sem autorização, contra a mera patrocinadora, não procede". Ele afirmou também que não houve ingerência da construtora na escolha do responsável e dos autores referidos no trabalho.


Maria Fernanda entrou com recurso contra sentença da juíza Maria Cristina Barros Gutiérrez Slaibi, da 3ªVara Cível do Rio, de onde originou o processo e que também julgou improcedente o pedido. Pelo dano material ela pediu o valor correspondente à venda de 3.000 exemplares do livro e, pela reparação do dano moral, 1.000 salários mínimos. A sentença foi mantida, por unanimidade de votos, pela 3ª Câmara Cível.


Na apelação cível, a autora alegou que a empresa deixou de contestar as acusações de que o uso da obra foi feito sem a devida autorização e que em tal utilização violou a respectiva integridade da obra. Ela disse ainda que o livro editado tinha por objetivo melhorar a imagem da construtora perante a administração pública e os clientes, sendo a única a tirar proveito com a publicação.


A João Fortes Engenharia contestou dizendo que não deveria figurar como ré no processo e atribuiu a responsabilidade pela obra ao coordenador que a produziu. O poema "O Jardim" encontra-se originalmente editado na obra "Mar Absoluto e Outros Poemas", podendo ser também encontrado em compilações como "Poesias Completas", da editora Nova Fronteira.
___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...