sábado, 27 de novembro de 2021

MIGALHAS QUENTES

fechar

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Locatário que pagou aluguéis adiantados não pode ser cobrado por novo proprietário
TJ/SP

Locatário que pagou aluguéis adiantados não pode ser cobrado por novo proprietário

Novo locador pretendia receber aluguéis a partir do registro da escritura de dação em pagamento.

quinta-feira, 27 de julho de 2017

O 17º grupo de câmaras de Direito Privado do TJ/SP julgou procedente ação rescisória de acórdão que havia condenado o locatário a pagar ao novo locador os aluguéis a partir do registro da escritura de dação em pagamento.

De acordo com o entendimento, o credor que recebe em dação em pagamento imóvel locado, cujo contrato de locação previa cláusula de vigência em caso de alienação, devidamente averbado, e o pagamento antecipado de aluguéis, não pode pretender do locatário o pagamento dos valores pagos ao primitivo locador.

O colegiado seguiu, por maioria, o voto do relator, desembargador Gomes Varjão, segundo quem, no contexto dos autos, "somente podem ser cobrados da autora os aluguéis vencidos a partir do mês de junho de 2006. Caberá à ré, se o caso, buscar da locadora primitiva, que foi quem recebeu, antecipadamente, 120 meses de aluguéis, o ressarcimento dos locativos entre a data da sua posse do imóvel e maio de 2006."

Atuaram no caso pelo locatário os advogados Rodrigo Barioni e Fabiano Carvalho, do escritório Barioni e Carvalho - Advogados.

Veja a íntegra da decisão.

_________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 27/7/2017 16:20