MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Supremo fixa tese sobre competência para julgamento de greve de guardas municipais
Repercussão geral

Supremo fixa tese sobre competência para julgamento de greve de guardas municipais

Plenário definiu, em maio, que a competência é da Justiça comum. Hoje aprovou a tese a ser aplicada em repercussão geral.

Da Redação

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Atualizado às 13:05

Na sessão extraordinária desta terça-feira, 1º, o plenário do STF aprovou a tese de julgamento do RE 846.854, com repercussão geral, no qual ficou definido que guardas municipais não devem ter greve julgada na Justiça do Trabalho.

O julgamento foi finalizado em maio. Hoje, a tese aprovada foi a proposta pelo ministro Alexandre de Moraes:

"A Justiça comum, Federal e estadual, é competente para julgar a abusividade de greve de servidores públicos celetistas da administração direta, autarquias e fundações públicas."

Julgamento

Na plenária de 25 de maio, o STF negou provimento a recurso que defendia a competência da JT para julgar a abusividade de greve de guardas municipais que trabalham em regime celetista. Na ocasião, a maioria dos ministros entendeu que não cabia, no caso, discutir direito a greve, uma vez que se trata de serviço de segurança pública.

Segundo o voto do ministro Alexandre de Moraes, acompanhado por maioria, não há que se falar de competência da Justiça trabalhista para se analisar a abusividade ou não da greve neste caso, dado tratar-se de área na qual o próprio STF reconheceu que não há direito à paralisação dos serviços, por ser essencial à segurança pública.

Ele observou que para outros casos de servidores públicos com contrato celetista com a administração pública seria possível admitir a competência da Justiça trabalhista para apreciar o direito de greve. Contudo, tratando-se de guardas municipais, configura-se exceção à regra.

O relator do RE, ministro Luiz Fux, votou no sentido de dar provimento ao recurso para determinar à Justiça do Trabalho que se pronuncie sobre o tema, aplicando ao caso concreto a regra geral de que servidores regidos pela CLT serão processados pela Justiça do Trabalho.

A posição do ministro Luiz Fux foi acompanhada pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio, mas ficou vencida, uma vez que os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Celso de Mello e a ministra Cármen Lúcia adotaram a mesma linha do voto proferido por Alexandre de Moraes.

O recurso foi interposto pela Federação Estadual dos Trabalhadores da Administração do Serviço Público Municipal (Fetam) contra decisão do TST que não reconheceu sua competência para julgar a causa, relativa a guardas municipais de São Bernardo do Campo/SP.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas