MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Justiça nega 17 ações indenizatórias movidas por ex-fumantes contra a Souza Cruz

Justiça nega 17 ações indenizatórias movidas por ex-fumantes contra a Souza Cruz

X

Da Redação

quinta-feira, 22 de junho de 2006

Atualizado em 21 de junho de 2006 08:31


Fumo e indenizações


Justiça nega 17 ações indenizatórias movidas por ex-fumantes contra a Souza Cruz


Este é o balanço de abril e maio de decisões favoráveis dos tribunais brasileiros referente a ações indenizatórias movidas por ex-fumantes e seus familiares contra a fabricante Souza Cruz. As ações julgadas são de vários Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além do Distrito Federal) e o volume em indenizações negado é superior a R$ 5 milhões, sem contar os pedidos de pensão vitalícia.


A justiça brasileira tem negado estes pedidos, segundo a Souza Cruz, tendo em vista a licitude do comércio e fabricação de cigarros no Brasil, a ausência de defeito no produto, o fato de os malefícios associados ao fumo serem amplamente conhecidos e de que, quando era permitida, a propaganda da empresa estava de acordo com a legislação vigente. Além disso, ainda segundo a empresa, a decisão de fumar é um ato de livre arbítrio e milhares de pessoas largam o hábito todos os anos. O panorama geral é favorável a Souza Cruz: até o momento foram ajuizadas no país 464 ações dessa natureza contra a Companhia. Nessas ações, já foram proferidas 250 decisões favoráveis e apenas 10 desfavoráveis, todas pendentes de recurso. As 148 decisões definitivas foram favoráveis à Companhia.


_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...