MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde não é obrigado a arcar com fertilização in vitro
Saúde

Plano de saúde não é obrigado a arcar com fertilização in vitro

A decisão é da 3ª câmara Cível do TJ/PB.

Da Redação

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Atualizado em 1 de setembro de 2017 11:56

A 3ª câmara Cível do TJ/PB negou pretensão de paciente para cobertura, pelo plano de saúde, de fertilização in vitro para tratamento da endometriose. 

A paciente conta que já fez diversas tentativas para tratar a endometriose, sem sucesso. No entanto, durante consulta, a médica que acompanha o caso prescreveu o procedimento de fertilização in vitro como hipótese de cura da doença. Assim, fez pedido de tutela de urgência com obrigação de fazer contra o plano de saúde para cobrir os custos do procedimento.

A juíza de Direito Alessandra Andrade Furtado, da 3ª vara Cível de João Pessoa/PB, negou o pedido ressaltando que os planos de saúde excluem o procedimento de fertilização da cobertura dos planos.

A autora ajuizou agravo de instrumento contra a decisão e ressaltou que o objetivo primordial da realização do procedimento não é a fertilização artificial, mas a adoção do método terapêutico adequado ao tratamento da endometriose grave que apresenta, em especial por conta das frustradas tentativas da utilização de outros procedimentos.

A desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, relatora no TJ/PB, negou provimento ao agravo. A relatora destacou que a ANS esclarece expressamente que as seguradoras de saúde não são obrigadas a fornecer cobertura para o processo de fertilização in vitro, por constar das exclusões permitidas pela lei 9.656/98. Além disso, de acordo com laudo médico, não há caso grave e urgente.

"No caso em apreço, em fase de análise perfunctória, não vislumbro o perigo de dano, pois o laudo médico, Id. 1159706, não indica os eventuais prejuízos à saúde da paciente no caso da não realização imediata do procedimento de fertilização in vitro prescrito, não restando demonstrado, assim, o perigo de dano grave e irreparável à sua saúde de forma a justificar a concessão da tutela de urgência pleiteada."

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...