MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entrega da DIPJ 2006 deve ser realizada até dia 30 de junho

Entrega da DIPJ 2006 deve ser realizada até dia 30 de junho

x

Da Redação

segunda-feira, 26 de junho de 2006

Atualizado às 07:18

 

Prazo

 

Entrega da DIPJ 2006 deve ser realizada até dia 30 de junho

 

Termina no próximo dia 30 de junho, às 20 horas, o prazo para entrega da Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica - DIPJ, referente ao ano-calendário de 2005, através do programa gerador de declarações fornecido pela Receita Federal, aprovado pela Instrução Normativa no 642/2006, e disponível no site da Receita Federal.

 

A declaração é obrigatória para todas as pessoas jurídicas domiciliadas no país, inclusive as equiparadas, as filiais e representações de pessoas jurídicas com sede no exterior, mesmo que não sujeitas ao Imposto de Renda. Não estão incluídas as pessoas jurídicas optantes pelo Simples e as inativas, que são obrigadas à apresentação da Declaração Simplificada, cujo prazo se expirou no mês de maio.

 

Segundo o consultor tributário, Paulo Sérgio, de Martinelli Advocacia Empresarial, esta obrigação acessória foi aprimorada com o passar dos anos e hoje pode ser entregue por meio eletrônico, o que facilitou o trabalho dos profissionais que são responsáveis pelo preenchimento. "Entretanto, vale lembrar que a Receita Federal está cada vez mais equipada, mais rápida e mais eficiente no processamento das informações que recebe das empresas e principalmente, mais ágil no cruzamento dessas informações com outras também obtidas por meio eletrônico, tais como: Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais - DCTF, Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais - DACON, e tantas outras", declara.

 

Por este motivo, é importante que a empresa adote procedimentos de cautela no preenchimento da DIPJ e que esta esteja em consonância com as demais declarações prestadas, pois tais dados permanecerão nos registros da Receita Federal para análise, pelos próximos cinco anos, recomendando-se, por precaução, as revisões de todas as informações.

 

Também é imprescindível que as empresas estejam atentas às revisões independentes e preventivas, a fim de assegurar que as declarações reflitam os registros da empresa e as informações já prestadas, evitando assim, aborrecimentos futuros.

 

Vale ressaltar que as empresas que realizam criteriosamente a revisão de suas declarações até o prazo de entrega, podem reduzir a sua carga tributária, aproveitando tempestivamente as alternativas existentes na própria legislação ou implementando estratégias de planejamento tributário, bem como evitam a apresentação de informações inadequadas que possam gerar procedimentos de ofício ou questionamento por parte das autoridades fiscais.

_______________

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...