MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Traficante não terá pena aumentada por ter utilizado ônibus público para transporte
STF

Traficante não terá pena aumentada por ter utilizado ônibus público para transporte

Aumento da pena só pode ocorrer quando o tráfico em si for praticado no transporte público.

Da Redação

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Atualizado às 19:16

A 1ª turma do STF concedeu HC a um condenado por tráfico de drogas afastando a causa de aumento de pena fixada pelo TJ/MS e restabelecendo a pena fixada pelo juízo de origem.

O paciente foi flagrado durante fiscalização de rotina em ônibus na BR 463 com 17 tabletes de maconha, de aproximadamente 20 kg. A pena foi aumentada em um terço após apelação do MP, passando de 6 anos e 6 meses a 8 anos e 8 meses de prisão. Para isso, foi computado aumento previsto no artigo 40, inciso III, da lei de drogas (11.343/06), segundo a qual a pena é aumentada se o delito for cometido em transporte público.

"A abrangência a apanhar transportes públicos pressupõe que, no âmbito do veículo respectivo, tenha sido praticado em si o tráfico, não cabendo potencializar a referência contida na norma a ponto de envolver a simples locomoção do portador da droga."

O colegiado seguiu entendimento do relator, ministro Marco Aurélio, para quem a correta interpretação do dispositivo é de aumento da pena pressupondo a prática do comércio ilegal dentro do veículo de transporte público, e não apenas seu uso para locomoção.

Segundo o ministro, o bem jurídico protegido pela norma legal é a permanência dos usuários no transporte público sem a ocorrência da prática criminosa.

Acompanharam o relator na concessão da ordem a ministra Rosa Weber e o ministro Luiz Fux. O ministro Alexandre de Moraes ficou vencido. Para ele, o objetivo da norma é evitar que o traficante use o sistema de transporte público para facilitar a distribuição de drogas e não o de apenas coibir a venda da droga dentro do transporte público, uma vez que essa é uma hipótese remota.