MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF julga na terça-feira HC de Eike Batista
Pauta

STF julga na terça-feira HC de Eike Batista

Ministro Gilmar, cuja suspeição foi alegada por Janot, é o relator do habeas.

Da Redação

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Atualizado às 13:46

A pauta de julgamentos da 2ª turma do STF para a próxima terça-feira, 3, está enxuta, mas isso não significa que a sessão será tranquila: o colegiado irá decidir o habeas de Eike Batista.

Eike foi alvo da operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato, em janeiro deste ano. A investigação trata de crimes de lavagem de dinheiro para ocultar cerca de US$ 100 mi, e levou à prisão do ex-governador do RJ Sérgio Cabral. Eike é acusado de pagar US$ 16,5 mi em propinas para Cabral Na ocasião da operação, o empresário estava viajando, mas depois se apresentou à polícia.

Em abril, o ministro Gilmar deferiu liminar suspendendo a prisão preventiva decretada pelo juízo da 7ª vara federal Criminal do Rio. Em análise preliminar do caso, o ministro verificou a ocorrência de constrangimento ilegal na custódia do empresário.

Suspeição

O processo do empresário deu o que falar no Supremo: o ex-PGR Rodrigo Janot pediu a suspeição do ministro Gilmar Mendes, por ser o empresário cliente do escritório de advocacia da esposa de S. Exa. – que é o relator do HC.

Gilmar Mendes, por sua vez, rechaçou a arguição de impedimento com suas polêmicas manifestações; no caso, citou o provérbio português “ninguém se livra de pedrada de doido nem de coice de burro”.

Nesta semana, a atual PGR, Raquel Dodge, solicitou ao Supremo para reanalisar os três casos em que Janot pediu a suspeição de Gilmar, e o processo de Eike é um deles. A PGR poderá manter o entendimento de seu antecessor ou concluir que não é o caso de impedimento. A palavra final sobre a suspeição cabe à ministra Cármen Lúcia, enquanto presidente da Corte, ou ao plenário, caso decida submeter a decisão aos colegas.

O julgamento do HC de Eike, se de fato ocorrer, será com quórum incompleto na turma, ante a ausência do ministro Toffoli, que por motivos de saúde retornará à bancada apenas no dia 10/10.

Patrocínio

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...