MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes defende desjudicialização: "Judiciário não pode ser único fiel da balança"
Vamos Conciliar

Gilmar Mendes defende desjudicialização: "Judiciário não pode ser único fiel da balança"

Ministro se manifestou pela sua conta pessoal no Twitter.

Da Redação

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Atualizado às 09:16

Na última sexta-feira, 13, em sua conta pessoal no Twitter, o ministro do STF Gilmar Mendes disse que o Judiciário não pode ser o único fiel da balança em todo e qualquer conflito, "além de ser humanamente impossível, não é o melhor caminho". Ainda, segundo o ministro é preciso fortalecer as soluções mais harmoniosas e menos conflitivas, ou seja, trabalhar numa desjudicialização.

Desde que entrou em vigor o novo CPC, a solução de conflitos por câmaras privadas é uma alternativa para desafogar o Judiciário. Essa medida já é adotada em diversos países do mundo há bastante tempo e com considerável êxito.

Consenso

As câmaras privadas são uma nova tendência nos casos de conflitos e, pensando nisso, a Vamos Conciliar, que é uma câmara de conciliação e mediação on-line, traz um serviço que acompanha todo este "novo caminhar" tecnológico da atualidade. Além disso, é uma aposta para diminuir o acúmulo de processos no judiciário, que muitas vezes atrasa a solução dos conflitos, como afirmou o ministro do STF.

Para a coordenadora da Vamos Conciliar, Paula Rocha, a conciliação e a mediação permitem aos envolvidos a construção mútua de uma solução que atenda as expectativas de ambas as partes. "A utilização desses métodos devolve o poder de decisão para as partes, objetivando um acordo consensual, colaborativo, rápido e com menor custo. Além de desafogar a máquina judiciária", explica a coordenadora.

______________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas