MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Não é abusiva coparticipação de segurado a partir do 31º dia de internação psiquiátrica
Coparticipação

Não é abusiva coparticipação de segurado a partir do 31º dia de internação psiquiátrica

Decisão é da ministra Gallotti, do STJ, ao julgar improcedente pedido de indenização.

Da Redação

sábado, 21 de outubro de 2017

Atualizado em 19 de outubro de 2017 12:47

Não é abusiva cláusula contratual que preveja a coparticipação do paciente segurando nos casos de internação psiquiátrica superior a 30 dias, desde que o pagamento seja limitado a 50% dos custos da internação.

A ministra do STJ Maria Isabel Gallotti se baseou no entendimento da Corte para julgar improcedente o pedido de indenização e ressarcimento de gastos de um paciente, que foi obrigado a arcar com metade das despesas de sua internação após permanecer internado por mais de 30 dias, contra uma operadora de saúde.

O paciente relatou que precisou ser internado para o tratamento de dependência química e que, mesmo possuindo plano empresarial, a operadora se recusou a cobrir integralmente os custos da internação, exigindo a sua coparticipação de 50% das despesas a partir do 31º dia.

Em 1ª e 2ª instâncias, a Justiça do RJ julgou procedentes os pedidos, determinando que a operadora ressarcisse valores pagos por ele com a internação. Ademais, o Tribunal local fixou indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil, por considerar abusiva a cláusula da coparticipação.

Todavia, a ministra ressaltou em seu voto que a Corte Superior não compartilha do entendimento adotado pelas instâncias anteriores, uma vez que já decidiu que não há abusividade na hipótese, ainda mais pelo percentual de custeio a ser repartido, que não impede de todo a utilização dos serviços.

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NIVIA PITZER SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS
NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS

NEDER DA ROCHA & ADVOGADOS ASSOCIADOS