MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Câmara aprova retirada de processos por advogados para cópia

Câmara aprova retirada de processos por advogados para cópia

X

Da Redação

segunda-feira, 3 de julho de 2006

Atualizado às 09:35

 

Xerox

 

Câmara aprova retirada de processos por advogados para cópia

 

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou em caráter conclusivo o substitutivo ao Projeto de Lei 855/03, que permite a advogados retirar processos de cartórios judiciais, por uma hora, para tirar cópia.

 

O projeto é de autoria do deputado Carlos Sampaio e altera o Código de Processo Civil (Lei 5869/73). O projeto segue, agora, para aprovação do Senado e, se aprovado, para sanção do presidente da República.

 

O relator, deputado Marcelo Ortiz, recomendou a aprovação por entender que a obtenção de cópias dos autos é direito do advogado, conforme dispõe o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil.

 

A seguir, a íntegra do substitutivo:

Substitutivo ao projeto de lei nº 855, de 2003

 

Altera a redação do § 2º do art. 40 da Lei nº 5.869, de 11 de janeiro de 1973, que institui o Código de Processo Civil.

 

O Congresso Nacional decreta:

 

Art. 1º Esta lei disciplina a retirada dos autos do cartório ou secretaria, pelos procuradores, para a obtenção de cópias, na hipótese de prazo comum às partes.

 

Art. 2º O § 2º do art. 40 da Lei nº. 5.869, de 11 de janeiro de 1973, passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 40.....................

 

§ 2º Sendo comum às partes o prazo, só em conjunto ou mediante prévio ajuste por petição nos autos poderão os seus procuradores retirar os autos, ressalvada a obtenção de cópias, para a qual cada procurador poderá retirá-los pelo prazo de uma hora, independentemente de ajuste (NR)."

 

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

________________