MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Embraer certifica sua maior aeronave - Jato EMB 195

Embraer certifica sua maior aeronave - Jato EMB 195

X

Da Redação

quarta-feira, 5 de julho de 2006

Atualizado em 4 de julho de 2006 08:36

 

Jato EMB 195

 

Embraer certifica sua maior aeronave

 

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) esteve no dia 30/6, em São José dos Campos/SP, participando da cerimônia de certificação do jato Embraer 195.

 

Estiveram presentes diversas autoridades, entre elas Terezinha Aires Costa da ANVISA, entidade responsável pela verificação e autorização sanitária das aeronaves. Parabenizando o Presidente da Embraer, Maurício Novis Botelho, esteve presente ao evento Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, da Almeida Camargo Advogados, representando o Secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Sr. Luiz Tacca Junior, bem como, a Exma. Dra Olga Maria de Castilho Arruda, Presidente do Egrégio Tribunal de Impostos e Taxas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

 

Esta é a primeira vez que a Anac dá certificação a um jato da Embraer desde sua criação.

Lei nº 11.182, de 27 de setembro de 2005, cria a Agência Nacional de Aviação Civil a  "ANAC, entidade integrante da Administração Pública Federal indireta, submetida a regime autárquico especial, vinculada ao Ministério da Defesa. A ANAC terá sede e foro no Distrito Federal, podendo instalar unidades administrativas regionais. Neste sentido, compete à União, por intermédio da ANAC e nos termos das políticas estabelecidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, regular e fiscalizar as atividades de aviação civil e de infra-estrutura aeronáutica e aeroportuária".

Às 11h50, na sede da Embraer, houve uma entrevista coletiva para a imprensa com a participação do presidente da Anac, Milton Zuanazzi, e o presidente da Embraer, Mauricio Botelho. No período da tarde as autoridades visitaram às Instalações Industriais: F-60 Junção de Fuselagens das Famílias ERJ 145 e EMBRAER 170/190; F-220 -Montagem Final da Família EMBRAER 170/190 e F-231-Exposição Estática de aeronave da Família EMBRAER 170/190.

 

O jato Embraer 195 realizou o primeiro vôo em dezembro de 2004. A família também inclui o Embraer 170, de 70 assentos, Embraer 175, de 78 lugares, e o Embraer 190, para 100 passageiros, todos já certificados.

 

A certificação é o documento legal que atesta que a aeronave atende aos requisitos do projeto e de segurança de vôo e já pode ser entregue aos clientes. No Brasil, o órgão responsável pela homologação era o CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos. A certificação pela European Aviation Safety Agency (EASA) deverá ser concedida em breve, abrindo caminho para as primeiras entregas à empresa de baixas tarifas Flybe, sediada no Reino Unido, que encomendou 14 aviões EMBRAER 195. Os outros clientes que têm encomendas firmes de EMBRAER 195 são a GECAS, Royal Jordanian e Swiss. O EMBRAER 195 é o último membro da família de E-Jets a receber o certificado de tipo.

 

_____________

*Fonte: Luciana Androvic- Coordenadora da Associação Brasileira da Indústria de Formulários e Gerenciamento da Imformação-ABRAFORM.