MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escritório aborda estratégias jurídicas para empresas se adaptarem à reforma trabalhista
Nova legislação

Escritório aborda estratégias jurídicas para empresas se adaptarem à reforma trabalhista

Dezenas de integrantes de departamentos jurídicos e sindicatos ouviram atentos às perspectivas de gerenciamento de riscos e políticas de adaptação da nova lei trabalhista.

Da Redação

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Atualizado às 10:17

O escritório Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais reuniu na última sexta-feira, 27, juízes, promotores e advogados para discutir estratégias jurídicas perante a nova legislação trabalhista. Integrantes de departamentos jurídicos e sindicatos ouviram atentos às perspectivas de gerenciamento de riscos e políticas de adaptação e racionalização no novo cenário, seus reflexos e consequências na rotina empresarial.

Com uma agenda cheia e temas de suma importância nesse momento de transição, o sócio fundador da banca, Mauro Tavares Cerdeira, conduziu os trabalhos durante todo o dia, que se iniciou com a didática palestra do juiz federal Rui Cesar Publio Borges Correa, sobre os aspectos econômicos relevantes da reforma trabalhista no que tange a terceirização: responsabilidade do tomador dos serviços e as cautelas recomendadas.

Em seguida, foi a vez do Procurador Regional do Trabalho aposentado Raimundo Simão de Melo. Ele destacou a atuação do MPT nas formas de resolução dos conflitos, questões pontuais sobre os termos de ajustamento de conduta e a relevância dos TACs frente à nova legislação.

Entusiasta da reforma, o sócio da banca Eduardo de Oliveira Cerdeira falou sobre os principais pontos da nova lei, sua perspectiva de reduzir a judicialização, a forma como o funcionário terá maior liberdade para conduzir seu contrato de trabalho e a nova sistemática dos acordos coletivos de trabalho, prevalecendo sobre a convenção.

De forma muito clara, o juiz José Guilherme Marrey abordou o 'novo' CPC e seus impactos trabalhistas. Já o juiz federal do trabalho Maurício Pereira Simões tratou da atuação do Ministério do Trabalho perante as normas de higiene, saúde, e segurança do trabalho: particularidades, orientações e medidas preventivas em reação à insalubridade, periculosidade e ergonomia.

A natureza das relações sindicais, a força e os limites da negociação coletiva e a importância das boas relações entre capital e trabalho no desenvolvimento social e econômico foi tema da palestra do desembargador federal do TRT da 2ª Região, Davi Furtado Meirelles.

Para encerrar os trabalhos do dia, o advogado sênior Carlos Barbosa explicou as diferentes categorias profissionais em relação à representação sindical e normas aplicáveis, sobretudo dos aeronautas, sua legislação específica e perspectivas de mudanças.


_____________


Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...