MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ assina convênio para implementar processo virtual no Espírito Santo e em Sergipe

CNJ assina convênio para implementar processo virtual no Espírito Santo e em Sergipe

X

Da Redação

quarta-feira, 5 de julho de 2006

Atualizado às 09:07

 

Tecnologia

 

CNJ assina convênio para implementar processo virtual no Espírito Santo e em Sergipe

 

A presidente do CNJ e do STF, ministra Ellen Gracie, acaba de assinar dois termos de cooperação técnica com os presidentes dos Tribunais de Justiça do Espírito Santo e do Sergipe para a implantação do sistema de processo virtual.

 

Um dos acordos prevê o estudo, o desenvolvimento e a implementação propriamente dita da virtualização nos trâmites processuais brasileiros, com o objetivo de promover maior rapidez, qualidade, segurança, eficiência e transparência no trâmite de processos. O segundo termo de cooperação trata do desenvolvimento de padronização e uniformização de classes e nomes a ser empregada nos sistemas processuais do Judiciário brasileiro. A assinatura foi feita na tarde de ontem na abertura da 22ª sessão ordinária do CNJ.

 

A ministra Ellen Gracie classificou a assinatura dos convênios como a "busca de melhoria da prestação jurisdicional" e expressou sua satisfação em começar o trabalho com os Estados de Sergipe e Espírito Santo.

 

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Jorge Góes Coutinho, a assinatura do convênio representa um grande avanço. "Eu vislumbro essa Justiça inovativa como a Justiça do futuro. Mas ela tem que existir agora, no presente. Felizmente, a ministra Ellen Gracie, através do CNJ, incentiva os TJ's a promoverem a Justiça Virtual. Nós estamos seguindo todos os trâmites para cumprir os objetivos do CNJ no menor espaço de tempo", disse.

 

Para a presidente do Tribunal de Justiça do Sergipe, desembargadora Marilza Maynard Salgado de Carvalho, a Justiça Virtual representa uma forma inovadora para todos os TJ's. "É um grande exemplo que o CNJ dá a todos nós", disse.

 

O processo virtual prevê a tramitação digital dos processos judiciais, dispensando o uso de papel. Com isso, o Judiciário conseguirá maior celeridade, mais facilidade de acesso e economia, entre outras vantagens. A uniformização de nomenclatura, por sua vez, também irá ajudar na redução do retrabalho na Justiça. O objetivo deste projeto é criar uma padronização de dados para possibilitar uma integração de informações entre os diferentes tribunais do Brasil, sejam eles trabalhistas, federais, militares ou estaduais. A padronização vai possibilitar a centralização de informações e a racionalização de processos.

 

______________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA