MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lei paulistana estabelece cobrança de ISS para Netflix e Spotify
Tributos

Lei paulistana estabelece cobrança de ISS para Netflix e Spotify

Empresas deverão pagar alíquota de 2,9% ao município.

Da Redação

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Atualizado às 07:48

São Paulo entrou para a lista de cidades que vão cobrar ISS - Imposto sobre Serviços a streamings de música e vídeo, como Spotify e Netflix. O prefeito de São Paulo, João Doria, sancionou na quarta-feira, 15, a lei 16.757/17 que adiciona as plataformas à lista de serviços tributados pela prefeitura.

Além de São Paulo, Rio de Janeiro/RJ, Porto Alegre/RS e Recife/PE estão entre as cidades onde os serviços de streaming serão tributados. A aprovação da cobrança do imposto acontece meses após o presidente Michel Temer sancionar a LC 157/16, conhecida como reforma do ISS, publicada no DOU em dezembro de 2016.

A lei paulistana fixa em 2,9% a alíquota do ISS sobre serviços do gênero. No entanto, o prefeito alegou que as empresas têm margens de lucro suficientes para seguir oferecendo seus serviços sem aumentar os preços para os consumidores.

Em nota, a Netflix afirmou que não irá repassar os valores aos consumidores e que o posicionamento vale para todo o Brasil.

"A Netflix cobra e repassa impostos em todos os mercados onde é legalmente obrigada a fazê-lo. Em relação a atual versão do ISS, a Netflix não irá repassá-lo aos consumidores."

Confira a íntegra da lei.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...