MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. ECT é isenta da cobrança de IPVA em Mato Grosso, decide Eros Grau

ECT é isenta da cobrança de IPVA em Mato Grosso, decide Eros Grau

X

Da Redação

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Atualizado às 08:28

 

Isenção

 

ECT é isenta da cobrança de IPVA em Mato Grosso, decide Eros Grau

 

O ministro Eros Grau concedeu o pedido de antecipação de tutela na Ação Cível Ordinária (ACO- 888) ajuizada pela ECT. Com a decisão, o governo do MT não poderá cobrar da empresa o IPVA.

 

Na decisão, o ministro justificou a isenção por se tratar de uma empresa pública de administração indireta da União, sendo privilegiada pelos mesmos direitos da Fazenda Pública “quer em relação à imunidade tributária, direta ou indireta, impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços”. Este fundamento, observa Eros Grau, está presente no Decreto-lei nº. 509, que criou a ECT.

 

Eros Grau ressaltou ainda que a CF veda a instituição de impostos sobre o patrimônio, renda e serviços da União, dos Estados, Distrito Federal e municípios. Tais garantias são extensivas às autarquias e às fundações instituídas e mantidas pelo poder público com finalidades essenciais.

 

A imunidade recíproca, segundo o ministro, tende a evitar que as unidades federativas sejam forçadas a pagar impostos umas às outras, e assim evitar pressões entre si para não comprometer a unidade política do país.

 

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...