MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ficar na obra concluída, sem avisar, caracteriza abandono, decide TRT/SP

Ficar na obra concluída, sem avisar, caracteriza abandono, decide TRT/SP

X

Da Redação

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Atualizado às 08:29

 

Abandono de emprego

 

Ficar na obra concluída, sem avisar, caracteriza abandono, decide TRT/SP

 

Se o empregado, voluntariamente, permanece trabalhando na obra que foi contratado para concluir, e não avisa o patrão, configurou o abandono do emprego e não tem mais relação de trabalho com a empresa anterior.

 

Com este entendimento, os juízes da 9ª turma do TRT/SP, negaram provimento a recurso de ex-empregado da JCR Armações de Ferragens para Construção Ltda, que requeria o pagamento de 6 meses de salários, 13º e vale transporte, por período em que trabalhou em obra concluída pela empresa.

 

Após ter seu pedido negado pela 2ª Vara de Diadema, ele recorreu ao TRT/SP, solicitando a reforma da sentença.

 

Em sua defesa, a empresa alegou que, após concluído o serviço, os operários foram transferidos para outra obra, enquanto o funcionário, que era armador de ferragens, permaneceu trabalhando no condomínio recém-construido durante os meses seguintes, sem avisar, caracterizando o abandono do emprego.

 

Para o juiz Luiz Edgar Ferraz da Silva, relator do processo no TRT/SP, "o trabalhador está vinculado ao contrato pela obrigação de trabalhar. Se, a partir de um determinado momento, a empresa prestadora de serviço transfere os empregados para outra obra e um deles permanece no mesmo local trabalhando como empregado para outra empresa, tem-se o abandono de emprego".

 

O juiz Luiz Edgar também considerou não haver salários em atraso, já que houve ruptura contratual por parte do próprio operário. Quanto aos vales-transporte, o recorrente confessou que chegava à obra em 25 ou 30 minutos de caminhada, o que, segundo o juiz relator, indica que não era necessária a concessão do benefício.

 

Os juízes da 9ª turma acompanharam o voto e negaram provimento ao recurso.

 

Proc. RO nº 00387.2004.262.02.00-8

______________

 

 

 

 

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...