MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Os desafios na concretização de direitos humanos
XXIII Conferência Nacional da Advocacia

Os desafios na concretização de direitos humanos

Tema será amplamente debatido na XXIII Conferência Nacional da OAB.

Da Redação

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Atualizado em 21 de novembro de 2017 19:48

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade."

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Os operadores do Direito travam diariamente árdua batalha: a concretização de direitos humanos. No Brasil, a Constituição prevê logo em seu artigo 1º que a República tem entre seus fundamentos a dignidade da pessoa humana.

No entanto, o que se verifica é que entre a previsão constitucional e a realidade concreta há um abismo a ser superado em diferentes áreas. Não à toa, o tema receberá especial atenção na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, que ocorre entre os dias 27 e 30 de novembro, em São Paulo.

Trabalho

Um dos temas mais palpitantes no país diz respeito às relações de trabalho. As recentes mudanças na legislação receberam inúmeras críticas e, portanto, é alvo de preocupações.

Acerca do sensível assunto, conversamos com o jurista Almir Pazzianotto Pinto, ex-presidente do TST, que logo de pronto recorda que o art. 7º da CF, do Capítulo dedicado aos Direitos Sociais, trata, especificamente, dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, e relaciona as garantias de que goza o assalariado.

"Para que deixem de ser garantias apenas formais, e passem a pertencer ao mundo real, o Estado deve se empenhar na busca do pleno emprego, como prevê o Art. 170, do Título reservado à Ordem Econômica e Financeira.

O Brasil exibe quadro constrangedor de desemprego. Em torno de 13 milhões. Outros 13 milhões encontram-se, segundo estatísticas, em regime de subemprego, no desempenho de atividades temporárias. Estamos no 7º lugar no ranking global dos desempregados, abaixo, apenas, da África do Sul, Espanha, Montenegro, Jordânia, Croácia e Chipre.

O problema se arrasta há mais de dois anos. Leve e lenta recuperação da economia não deve servir de consolo àqueles que se encontram sem trabalho regular há vários meses. O filósofo Luc Ferry escreveu, no conhecido livro "A Tentação de Cristo": "É o trabalho que valoriza o homem, e não a natureza"."

Assim, o jurista destaca: "Combater de maneira enérgica e eficiente o desemprego é a principal tarefa do presidente Michel Temer." Dentro desse contexto, Almir Pazzianotto Pinto ressalta que o principal desafio é assegurar trabalho decente, segundo a diretriz da Organização Internacional do Trabalho.

"Quando temos o salário mínimo inferior a R$ 1 mil e, segundo o Art. 7º, IV, deve ser capaz de atender às necessidades vitais e básicas do trabalhador urbano e rural e de sua família, "com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo", muita coisa se encontra errada. Ou reforma-se a Constituição, ou se eleva o salário mínimo, de forma a corresponder à determinação constitucional."

Para Pazzianotto, a solução consiste na imediata, rápida e sustentável recuperação da economia.

"As condições objetivas das classes trabalhadoras dependem necessariamente dos rumos do desenvolvimento econômico. O saneamento moral da política tornou-se requisito necessário para que se restabeleça a confiança do investidor no Brasil."

LGBTI

A vice-presidente nacional do IBFAM Maria Berenice Dias é enfática ao afirmar que a falta de segurança é o principal desafio para a concretização de direitos humanos à comunidade LGBTI: "É uma situação de absoluta vulnerabilidade a que estão expostos. Os números de crimes de LBGTI fobia são assustadores, chama a atenção no mundo."

A advogada destaca que a Justiça começou neste século a reconhecer os direitos da população LGBTI, e muitos foram os avanços, tanto que o Brasil foi o primeiro país a assegurar o direito ao casamento homoafetivo por decisão judicial e não por lei.

"Essas medidas concedidas somente pela Justiça não são suficientes para dar a segurança da tutela jurídica do Estado, daí a indispensabilidade de uma legislação."

Nesse sentido, Maria Berenice crê na força do texto elaborado pela Comissão da Diversidade Sexual da OAB, constituída em 2011, com a incumbência de elaborar projeto de lei. O texto incorpora tudo que a Justiça vem deferindo à esta população, criminalizando a homofobia, determinando a inclusão de políticas públicas, com atenção especial à população trans, que alvo de maior discriminação em face de sua visibilidade maior.

O PL do Estatuto será apresentado na CCJ do Senado nesta quinta-feira, 23, às 10h, pelas mãos do senador Randolfo Rodrigues. Junto, serão entregues as 100 mil assinaturas colhidas ao longo desses anos como reforço político e demonstração de que a sociedade também apoia esta iniciativa.

"Com todo esse respaldo, não tem como nosso legislador continuar omisso e silencioso. A expectativa é muito grande e precisamos ter uma movimentação social significativa, com amplo debate nas redes sociais e nos meios de comunicação, porque sabemos o momento obscuro pelo qual está passando o Brasil, com esse fundamentalismo que tem levado à busca de tantos retrocessos. É fundamental ter essa legislação, sob pena de se perder o que vem sendo conquistado através do Poder Judiciário."


Patrocínio

Patrocínio Migalhas