MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. IPTU não pode ser cobrado sobre área de preservação ambiental

IPTU não pode ser cobrado sobre área de preservação ambiental

X

Da Redação

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Atualizado às 08:31

 

Impostos

 

IPTU não pode ser cobrado sobre área de preservação ambiental

 

A lei pode impor limitações ao direito de propriedade. Em contrapartida, é vedado tributar o proprietário que não pode dispor do bem. Com essas considerações, a 21ª Câmara Cível confirmou ontem (5/7) decisão que decretou a nulidade da execução fiscal movida pelo Município de Torres, objetivando cobrar IPTU em área de preservação ambiental permanente.

 

Segundo o Desembargador Genaro José Baroni Borges, relator do recurso interposto pelo Município, a propriedade situa-se no Parque Estadual de Itapeva, em área de preservação permanente, de acordo com ofício da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O magistrado referiu que as fotografias demonstram tratar-se de imóvel não urbanizado.

 

A Constituição Federal, citou, define que o âmbito do IPTU é a propriedade predial e territorial urbana, e o Código Civil enuncia os poderes do dono do imóvel, sendo seu direito utilizar o bem e dispor dele materialmente (demolir, reformar, etc.) ou juridicamente (alienar, gravar, etc.).

 

“A lei, todavia, pode impor limitações ao direito de propriedade, no interesse público, geral ou administrativo, como a proibição de demolir edificações, por seu valor histórico ou artístico, ou de construir, em área de preservação ambiental ou ecológica, como se dá no caso”, ilustrou. Afirmou ser contraditório “tributar o proprietário que nem assim é, e nem assim pode ser tido, por não dispor do imóvel em sua inteireza material e jurídica, por conta de limitação administrativa”.

 

Acompanharam o relator o desembargador Marco Aurélio Heinz e a Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro.

 

Proc. 70015524218

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista