MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Os Tribunais Internacionais e a Realização da Justiça"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Os Tribunais Internacionais e a Realização da Justiça"

O autor nos oferece estudos absolutamente originais sobre todas as questões derivadas da natureza jurídica dos tribunais internacionais.

Da Redação

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Atualizado em 22 de novembro de 2017 12:57

A obra "Os Tribunais Internacionais e a Realização da Justiça" (Del Rey – 2ª edição – 467p.), do ilustre jurista Antônio Augusto Cançado Trindade, apresenta um definitivo exame dos diversos tribunais internacionais, desvendando a natureza de suas competências contenciosa e consultiva, com interessante remissão a casos julgados nessas Cortes.

"Os tribunais internacionais são uma característica marcante do ordenamento jurídico internacional contemporâneo. Dedicam-se, cada um em sua respectiva jurisdição, à missão comum da realização da Justiça. Não surpreendentemente, vêm atraindo atenção crescente dos círculos jurídico em toda parte; em nosso país, a 1ª edição desta obra pioneira Os Tribunais Internacionais e a Realização da Justiça esgotou-se em pouco menos de seis meses. Preparei, sob pressão impiedosa do tempo, esta 2ª edição, - desta feita dada a público pela Editora Del Rey, - que se encontra ligeiramente ampliada, de modo a proporcionar aos leitores uma visão ainda mais abrangente da matéria, em perspectiva histórica.

(...)

Em nossos dias, gradualmente se vem formando o entendimento - que sustento - de que o exercício da função judicial internacional não se limita a resolver uma controvérsia tão só nos termos em que foi apresentada pelas partes ao tribunal internacional e devolvê-las às mesmas (em uma forma de justiça transacional), mas abarca ademais dizer o que é o Direito (juris dictio), contribuindo assim ao desenvolvimento progressivo do Direito Internacional." O autor

Sobre o autor:

Antônio Augusto Cançado Trindade foi juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos de 1994 a 2008 e atualmente é juiz do Tribunal Internacional de Justiça, com mandato de 2009 a 2018. Formou-se em Direito pela UFMG em 1969. Tornou-se mestre e doutor em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge em 1973 e 1978, respectivamente. Foi consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores de 1985 a 1990. É professor Titular de Direito Internacional Público na UnB desde 1978 e do Instituto Rio Branco desde 1979.

__________

Ganhadora:

Thaygrah Maxcianny de Oliveira Salvador, de Maceió/AL

__________

Editora Del Rey BH Ltda

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA