MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Joaquim Manuel de Macedo - de médico a escritor
Migalhas de Joaquim Manuel de Macedo

Joaquim Manuel de Macedo - de médico a escritor

Escritor se formou em medicina, mas foi na literatura e na política que deixou seu legado.

Da Redação

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Atualizado em 22 de novembro de 2017 13:05

Nascido em Itaboraí/RJ, em 24 de junho de 1820, Joaquim Manuel de Macedo tinha apenas dois anos de idade quando o Brasil se tornou independente. Em 1844, formou-se em medicina, profissão que não exerceu e abandonou anos mais tarde para se dedicar à política.

Macedo teve diversas ocupações ao longo de sua vida. Foi jornalista, professor de história e de geografia no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, e se tornou um renomado escritor. Seu romance de maior sucesso é "A Moreninha", publicado em 1844.

Na literatura, escreveu romances, sátiras políticas, crônicas, peças de teatro e poesias. Sua importância, foi reconhecida por Salvador de Mendonça, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, que o escolheu para ser patrono da cadeira 20 da agremiação. Já na política, Macedo atuou como deputado provincial e deputado geral, tendo sido um forte militante do Partido Liberal.

Em 1864, por sua intensa participação na política e sua proximidade com a Família Real, um importante convite foi feito a Macedo: o imperador Pedro II o convidou para assumir o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O convite foi rejeitado pelo então deputado.

Ao recusa-lo, Macedo afirmou: "admita-se que eu tenha as qualidades que Vossa Majestade me atribui; mas não sou rico, requisito indispensável a um Ministro que queira ser independente; e eu não estou para sair do Ministério endividado ou ladrão".

Segundo a professora Tania Rebelo Costa Serra, estudiosa das obras do romancista, essa postura se tornou o "cartão de visitas moral" de Joaquim Manuel de Macedo, e representou a concretização da proposta de choque ético que os escritores românticos desejavam aplicar à sociedade.

"Assim, o ideário romântico é o contexto sob o qual podem ser analisados tanto o autor, quanto sua obra, que só poderia ser bem compreendida hoje à luz da ideologia que permeia toda essa literatura, mesmo a de evasão, aqui compreendida, conforme o afirmava Otto Maria Carpeaux, como literatura política."

Macedo faleceu em 11 de maio de 1882, mas, seu legado marcou a história, a política e a literatura, suas grandes paixões. As frases célebres, os pensamentos e o legado de Joaquim Manuel de Macedo podem ser encontrados agora na livraria Migalhas.

_______________________

Em suas mãos, leitor fiel, as Migalhas de Joaquim Manoel de Macedo.

Clique aqui para adquirir seu exemplar.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA