MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Entidades da advocacia repudiam reportagem da Veja sobre advogados da Lava Jato
Imprensa

Entidades da advocacia repudiam reportagem da Veja sobre advogados da Lava Jato

Veja as notas da AASP, do IASP e do MDA.

Da Redação

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Atualizado às 07:28

Sob o título "Os novos ricos da Lava Jato", a edição desta semana da revista Veja afirma que a operação "produz uma nova casta de milionários", referindo-se aos advogados criminalistas que defendem os principais personagens do esquema. Na capa do hebdomadário está uma foto do advogado Adriano Bretas, com um charuto cubano.

Acerca da publicação, a AASP, o IASP e o MDA emitiram notas manifestando-se sobre a abordagem da revista. Confira abaixo.

_______________

Nota da AASP

Revista Veja, edição 2558

A Associação dos Advogados de São Paulo - AASP manifesta surpresa e preocupação com o teor da matéria de capa da Revista Veja desta semana.

Ignorando a importância e a indispensabilidade da advocacia para a correta aplicação da Justiça, optou o periódico por abordar, de forma sensacionalista, supostas remunerações milionárias de determinados advogados.

A AASP solidariza-se com os colegas que tenham sido indevidamente mencionados e reafirma sua posição em defesa dos verdadeiros valores da Advocacia: coragem, zelo e independência.

A liberdade de imprensa é valor essencial da democracia e merece ser defendida, mas todos devem agir com seriedade para não denegrir a imagem da profissão com matérias frívolas que não retratam quer as dificuldades, quer os reais valores da advocacia brasileira.

São Paulo, 25 de novembro de 2017

_______________

Nota do IASP

O Instituto dos Advogados de São Paulo manifesta sua perplexidade com a matéria da Revista Veja que transmite à sociedade a falsa e repudiante mensagem de que a Advocacia se confunde, ou se beneficia com a corrupção.

A Ordem dos Advogados do Brasil nunca se omitiu na apuração dos desvios éticos do exercício profissional, estranhos à imensa maioria da Advocacia que exerce o seu sagrado trabalho de defesa e de representação de todo cidadão perante o Poder Judiciário.

Mesmo a reportagem sendo imprestável para o fundamental objetivo de informar que o Advogado é indispensável à administração da Justiça e garantia do Estado de Direito, nunca a Advocacia tolerou a censura e, bem por isso, aguarda que esta manifestação tenha a divulgação pela imprensa responsável que não deseja incitar a sociedade contra a classe de seus legítimos defensores.

José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro

Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo

_______________

Nota do MDA

O Movimento de Defesa de Advocacia - MDA reitera sua preocupação com mais um ataque à advocacia, desta vez sob o aparente pretexto de revelar à sociedade os hábitos e práticas de advogados que atuam na defesa de pessoas envolvidas na Operação Lava Jato.

O advogado, no exercício de sua profissão, defende direitos fundamentais e, consequentemente, o Estado de Direito.

A nova e inadmissível tentativa de desmoralização da classe, por meio de revista semanal de grande circulação, estimula a intolerância e o ressurgimento de movimentos totalitários.

A advocacia não se intimidará diante das ameaças ao exercício de sua função de defensora do Estado Democrático de Direito.

Rodrigo R. Monteiro de Castro

Diretor Presidente

Patrocínio

Patrocínio Migalhas