MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ fará acordo com BC e Febraban para mediação de conflitos bancários
Conciliação

CNJ fará acordo com BC e Febraban para mediação de conflitos bancários

Medida foi anunciada pela ministra Cármen Lúcia no último dia 21.

Da Redação

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Atualizado às 08:52

A ministra Cármen Lúcia anunciou, no último dia 21, durante encontro do Poder Judiciário, em Brasília, que o CNJ deverá firmar, nos próximos dias, acordos com o Banco Central e com a Febraban para facilitar acordos de mediação e conciliação entre instituições financeiras e clientes.

De acordo com a ministra, esta será a primeira vez que o Conselho irá experimentar uma plataforma virtual para conciliação e mediação de conflitos em matéria bancária. "Esperamos a diminuição do afluxo judicial e solucionar contendas nessa área que possam ser socialmente resolvidas", afirmou Cármen Lúcia.

Os acordos serão homologados entre as partes por um magistrado, para que questões ainda não judicializadas sejam resolvidas antes de se tornarem processos na Justiça. Dentre as questões a serem solucionadas, estão cobranças indevidas, falhas no atendimento bancário, operações financeiras equivocadas e taxas bancárias irregulares.

Para a diretora da câmara de mediação e conciliação Vamos Conciliar, Mirian Queiroz, a realização destes procedimentos em matéria bancária pode acelerar a solução de problemas e apresentar bons resultados para as partes envolvidas.

"Essa alternativa gera vantagens para todas as partes, pois além de poder solucionar um conflito de forma rápida e célere também é uma forma de preservação e valorização da imagem das empresas e satisfação dos clientes."

___________________

Camara Brasileira de Resolucao de Conflitos