MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anistiado político deve receber reparação econômica retroativa
Direito Público

Anistiado político deve receber reparação econômica retroativa

Decisão é do ministro Kukina, da 1ª seção do STJ.

Da Redação

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Atualizado às 09:24

O ministro Sérgio Kukina, da 1ª Seção do STJ, concedeu segurança contra ato do ministro do Estado da Defesa pelo não pagamento do valor determinado na portaria nº 1.985/03, que seria devido como efeitos retroativos de reparação econômica, em decorrência do reconhecimento da condição de anistiado político do impetrante, atualmente com 77 anos.

A portaria de anistia fixou em R$ 2.668,14 o valor da reparação econômica mensal, que vem recebendo regularmente. O impetrante buscou na Corte o montante restante, estabelecido em R$ 193.706,96, que têm como devido por conta dos efeitos financeiros retroativos, referente ao período compreendido entre 25 de setembro de 1997 e 13 de outubro de 2003, data do julgamento pela Comissão de Anistia.

O ministro Kukina determinou o imediato pagamento do valor nominal ao anistiado que deveria ter sido pago no ano de 2003, rejeitando o argumento da União de falta de previsão orçamentária.

"Se eventualmente provada a falta de dotação orçamentária, cabe a execução contra a Fazenda Pública, por meio de precatórios."

De acordo com o relator do MS, a simples leitura da portaria "é suficiente" para demonstrar que o anistiado é credor dos valores lá estipulados e, portanto, titular do direito líquido e certo de recebê-los.

"O emprego, no aludido ato, da expressão "conceder reparação econômica" dá a necessária certeza, assim como a fixação nominal, no mesmo instrumento, dos valores efetivamente devidos elimina qualquer margem de dúvida quanto à liquidez do direito vindicado, impondo a rejeição dos argumentos contrários."

O impetrante é representado pelo escritório Weyll & Midon Advogados.

_____________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA