MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Advogado deve atuar de graça em 10 processos como pena por ameaçar ex-namorada
Restritiva de direitos

Advogado deve atuar de graça em 10 processos como pena por ameaçar ex-namorada

O causídico será nomeado para varas Cível e Criminal.

Da Redação

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atualizado às 08:33

A vara Criminal de Brasiléia/AC condenou um advogado a exercer a atividade profissional de forma gratuita como pena restritiva de direitos, após ameaçar de morte a ex-namorada. A sentença do juiz de Direito Clovis Lodi, titular da unidade judiciária, aguarda publicação no DJ-e.

O réu será nomeado tanto pela Secretaria da Vara Cível quanto a Criminal para atuar em dez processos sem nenhum recebimento em valor ao profissional, que também exerce cargo de vereador na cidade. Ele será acompanhado pelos responsáveis das secretarias desde o início do processo até o trânsito em julgado da sentença, inclusive com a interposição de eventual recurso.

É relatado nos autos que, em via pública na cidade, o advogado iniciou as agressões seguindo a vítima e a chamando de palavras de baixo calão, além de ameaçá-la de morte.

Consta nos autos que a motivação da conduta ocorreu por não ter aceitado o fim do relacionamento amoroso. Já o réu alegou que o motivo da divergência no relacionamento foi devido os dois serem filiados a partidos políticos oposicionistas, o que afetou a relação do casal.

Ameaça

O juiz de Direito Clovis Lodi destacou na sentença que a palavra da vítima não foi apresentada de forma isolada ou desacompanhada de elementos mínimos de prova, motivo pelo qual o réu foi condenado pelo crime de ameaça no âmbito da violência doméstica. Porém, o magistrado não vislumbrou provas da materialidade do crime de perturbação da tranquilidade.

"O fato de o réu estar supostamente seguindo a vítima pelas ruas da cidade não implica em perturbação à tranquilidade, em razão do livre exercício da garantia constitucional de ir e vir."

Com isso, o magistrado condenou o advogado a pena de um mês de detenção em regime aberto e substituiu a pena privativa de liberdade pela restritiva de direitos, consistente em o réu prestar serviço advocatício de forma gratuita em dez processos divididos entre a Vara Cível e a Criminal da Comarca de Brasiléia.

Informações: TJ/AC