MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Representantes do IAB debatem temas atuais da advocacia brasileira
Conferência

Representantes do IAB debatem temas atuais da advocacia brasileira

Discussões aconteceram na XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo/SP.

Da Redação

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Atualizado às 08:53

Os presidentes de cinco comissões do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros participaram, em sessão especial realizada nesta quarta-feira, 29, de um painel no qual foram expostos diversos temas atuais do Direito nacional. A sessão aconteceu durante a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, em São Paulo/SP.

Dentre os assuntos tratados, foram debatidas questões referentes à atuação do Instituto em relação ao CPC/15, às reformas política, trabalhista e previdenciária e à liberdade religiosa.

Ao tratar sobre a reforma política, a presidente da Comissão de Direito Eleitoral do IAB, ex-ministra do TSE Luciana Lóssio, abordou o parecer do Instituto sobre os dispositivos da reforma política. Dentre os pontos tratados no documento, está a PEC 282/16, que proíbe coligações para eleições proporcionais, além de criar uma cláusula de desempenho para o acesso de partidos ao Fundo Partidário. "Até agora, o parlamento acolheu nosso parecer na sua integralidade", afirmou.

Na sessão, os representantes do Instituto também abordaram as outras reformas. Para a presidente da Comissão de Seguridade Social, que tratou da reforma da previdência, afirmou que "o desmonte que está sendo promovido na previdência". Em seguida, o presidente da Comissão de Direito do Trabalho citou os "aspectos estranhos" da reforma trabalhista e considerou que a nova legislação é "motivo de preocupação" para a comissão que preside.

Por último, o presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa, Gilberto Garcia, levantou dados sobre a diversidade religiosa no Brasil e afirmou que a recente decisão do STF sobre o ensino religioso nas escolas é um "imbróglio". Ele também defendeu que seja elaborada uma PEC estabelecendo que não haja ensino religioso nas escolas.

 

 

 

 

____________________

Instituto dos Advogados Brasileiros