MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Conciliação encerra briga de família que se arrastou por 17 anos
Solução de conflitos

Conciliação encerra briga de família que se arrastou por 17 anos

Para juíza, tratativas foram prósperas e resultaram no restabelecimento da comunicação entre irmãos.

Da Redação

domingo, 10 de dezembro de 2017

Atualizado em 8 de dezembro de 2017 12:26

Um processo de inventário que se arrastou por 17 anos na Justiça terminou com um acordo por meio de audiência de conciliação, realizada na 1ª vara Especializada de Família e Sucessões de Cuiabá/MT, no último dia 30. O processo era referente ao espólio da matriarca da família.

De acordo com o TJ, antes do início da audiência, as partes se recusavam a estar no mesmo ambiente. Ao final da conciliação, as mesmas pessoas estavam conversando e convencidas a buscar uma solução.

O acordo ainda não pode ser homologado, pois o inventário do pai já compõe outro processo que tramita há mais tempo, e por isso foi remetido à 2ª vara de Família e Sucessões. Mas, para a juíza Angela Gimenez, que conduziu a audiência, o objetivo foi alcançado - as tratativas foram prósperas e resultaram no restabelecimento da comunicação entre os irmãos. "Muitas vezes, o que está em voga não é o objeto do processo, mas toda uma história de vida com afetos e desafetos", pontuou a magistrada.

Na opinião do coordenador da Vamos Conciliar Pedro Samaroine, processos como este mostram que a conciliação possibilita não somente a solução de um conflito com determinação de valores, como também traz vantagens promovendo a manutenção e resgatando o relacionamento entre as partes. "Conciliar é um caminho para a Justiça plena, com soluções para questões jurídicas e suas implicações sociais e emocionais dos envolvidos."

____________________


Patrocínio

Patrocínio Migalhas