MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB/MG assina convênio com INSS para requerimento digital de benefícios
Modernidade

OAB/MG assina convênio com INSS para requerimento digital de benefícios

Novidade tem impacto direto na atuação do advogado que trabalho no Direito Previdenciário.

Da Redação

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Atualizado às 09:02

A OAB/MG e o INSS formalizaram parceria para requerimento digital de benefícios. O acordo de cooperação técnica e o plano de trabalho foram assinados pelo presidente da seccional Antônio Fabrício Gonçalves e pelo superintendente regional do INSS, Paulo Eduardo Cirilo, nesta segunda-feira, 11.

Com a parceria, o advogado fará o requerimento de benefícios previdenciários, exceto auxílio-doença, por meio do INSS Digital. Conforme Antônio Fabrício, o convênio muda a relação do advogado que atua no direito previdenciário com o INSS.

"Todo o processo poderá ser feito do escritório, sem necessidade de deslocamento até uma das agências da previdência social, melhorando as condições de trabalho e valorizando a advocacia."

Após a assinatura dos documentos o INSS terá um prazo de 90 dias dar início ao serviço. De acordo com o superintendente regional, o INSS Digital elimina a burocracia, aumenta a segurança e dá mais acessibilidade no requerimento de benefício do cidadão. O número de processos analisados pelos servidores salta de três para quinze por dia.

Para o presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Anderson Avelino, "a grande conquista para o advogado providencialista está na comodidade do ganho de tempo. Além de evitar deslocamentos, a parceria também agiliza a tramitação dos processos". Participaram da assinatura do acordo o diretor institucional, Fabrício Almeida, e membros da Comissão de Direto Previdenciário.