MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Pará instala primeiro juizado do País especializado em meio ambiente

Pará instala primeiro juizado do País especializado em meio ambiente

X

Da Redação

segunda-feira, 10 de julho de 2006

Atualizado às 08:31

 

Crimes ambientais

 

Pará instala primeiro juizado do País especializado em meio ambiente

 

Os moradores da região metropolitana de Belém/PA terão, ainda este mês, o primeiro juizado estadual do país especializado em meio ambiente. Oficialmente instalado no dia 23 de junho, ele deverá estar aberto ao público no próximo dia 20.

 

O novo órgão cuidará apenas de crimes ambientais cuja pena máxima prevista seja de dois anos de reclusão e que possa ser substituída por penas alternativas, como prestação de serviços. O Juizado Ambiental julgará, no âmbito penal, crimes que tenham ocorrido na região metropolitana de Belém, que engloba os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará, totalizando cerca de dois milhões de habitantes.

 

A iniciativa, pioneira no Brasil, é fruto de uma parceria entre o TJ/PA e uma instituição privada de ensino, a Faculdade Ideal (Faci). A coordenadora do projeto, a professora universitária Elena Carneiro, disse que a estratégia será aliar prevenção e repressão.

 

"Faremos um trabalho de educação ambiental em escolas públicas e particulares, com auxílio dos nossos alunos", detalhou. "Também fiscalizaremos de perto o cumprimento das penas alternativas, como plantação de mudas de árvores, por exemplo".

 

A geógrafa brasileira Bertha Becker, uma das maiores estudiosas da Amazônia, costuma chamar a atenção dos gestores para a realidade urbana da região: sete em cada dez dos 20 milhões de habitantes vivem nas cidades.

 

"Você vê que aqui existe uma poluição sonora e visual muito grande. As pessoas não tinham para onde recorrer, não existia nada especial, nada rápido que pudesse de fato coibir ou educar o infrator".

 

A equipe permanente do Juizado Ambiental é composta de quatro professores universitários da Faci e sete servidores concursados do TJ: um juiz, um promotor, um defensor público, dois oficiais de Justiça, dois auxiliares judiciários e um secretário. Além dos funcionários contratados, os universitários também trabalharão no projeto - seja como estagiários (alunos de Direito do 5º período em diante) ou voluntários (alunos de qualquer período e curso).

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA