MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ diminui estoque de processos pela primeira vez
Balanço

STJ diminui estoque de processos pela primeira vez

Em 2016, eram 370 mil processos tramitando, e este ano de 2017 será finalizado com a tramitação na casa de 330 mil processos.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atualizado às 11:07

A ministra Laurita Vaz, presidente do STJ, deu auspiciosa notícia na última sessão da Corte Especial, ocorrida na manhã desta terça-feira, 19.

Conforme S. Exa., pela primeira vez o nível de produtividade do Tribunal alcançou feito inédito: a diminuição no estoque de processos em quase 11%. Em 2016, eram 370 mil processos tramitando, e este ano de 2017 será finalizado com a tramitação na casa de 330 mil processos.

Em 2017, o Tribunal recebeu 325 mil processos, e julgou 362 mil, baixando 367 mil - um aumento de quase 11% em relação a 2016. Foram produzidas 17.619 minutas de decisão.

A presidente Laurita fez questão de ressaltar o trabalho da Comissão Gestora de Precedentes, coordenada pelo ministro Sanseverino, que visitou oito tribunais (cinco TJs e três TRFs) para estreitar a integração e racionalizar a gestão de precedentes. Foram assinados dois termos de cooperação e outros três estão em fase final.

"O STJ tem avançado bastante. As janelas de oportunidade que se abrem são numerosas: primeiro precisamos continuar sensibilizando o Legislativo sobre a aprovação da nossa emenda constitucional que cria o filtro de relevância para o recurso especial, só assim conseguiremos estabelecer o nível de racionalidade na chegada de processos; e aprofundar a melhoria da produtividade, a qualidade da informação, fornecida pela tecnologia da inteligência artificial, recurso que já está sendo utilizado em diversas áreas. Já iniciamos estudos para avaliar a aplicação dessas ferramentas nas atividades."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas