MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Anulada revisão disciplinar de juízes que participaram de ato contra impeachment de Dilma
STF

Anulada revisão disciplinar de juízes que participaram de ato contra impeachment de Dilma

Ministro Ricardo Lewandowski anulou decisão anterior do CNJ.

Da Redação

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Atualizado às 16:42

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, anulou decisão do CNJ que determinou a instauração de revisão disciplinar contra os juízes do Rio por discursarem em ato contra o impeachment da então presidente Dilma Rousseff.

Em outubro, o CNJ instaurou revisão disciplinar por entender que a decisão TJ/RJ, pelo arquivamento de apuração disciplinar, teria sido contrária à evidência dos autos. De acordo com a decisão do Tribunal fluminense, "os juízes não atuaram em partido político ou 'dedicaram-se' à atividade político partidária, devendo prevalecer o direito à liberdade de expressão e pensamento, também previstos no art. 5°, IV e IX, da Carta Magna".

Um dos juízes impetrou, então, mandado de segurança no STF sustentando a nulidade de tal ato, pois não estariam presentes os requisitos estabelecidos pela CF e pelo regimento interno do Conselho, inexistindo, portanto, fundamento para instaurar a revisão disciplinar. Segundo ele, a revisão de instituto idêntico à revisão criminal, seria um procedimento rescindendo e não recursal, com hipóteses taxativas de cabimento.

De acordo com Lewandowski, o próprio CNJ reconhece que a revisão disciplinar não possui natureza recursal. Assim, ela só pode ser proposta nas hipóteses taxativas ali expressas e não serve para proceder ao reexame da decisão proferida pelo Tribunal local.

No caso em exame, o ministro apontou que o TJ/RJ, após analisar os fatos, considerou que a conduta do impetrante não se enquadrava no conceito de atividade político-partidária, vedada aos magistrados.

"Os fatos não foram desconsiderados pelo Tribunal fluminense que, todavia, não os enquadrava no conceito de atividade político-partidária vedada ao juiz. Dessa maneira, não poderia o CNJ instaurar a revisão disciplinar sob pena de inaugurar verdadeira instância recursal, inexistente pelo regimento e, como visto, pela própria jurisprudência."

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas