MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procon/RJ deve investigar BB por mudança em pagamento de mandados
Denúncia

Procon/RJ deve investigar BB por mudança em pagamento de mandados

A instituição emitiu ordem interna para alterar o processamento das operações de DOCs e TEDs de mandados de pagamento.

Da Redação

domingo, 7 de janeiro de 2018

Atualizado em 5 de janeiro de 2018 08:44

O Procon do RJ vai investigar mudança realizada pelo Banco do Brasil na realização de pagamentos de mandados. A determinação veio após a procuradoria da OAB/RJ encaminhar oficio ao órgão denunciando a mudança. 

A instituição teria emitido ordem interna para alterar o processamento das operações de DOCs e TEDs de mandados de pagamento. De acordo com a Procuradoria, o ato restringe a realização do depósito em conta a correntistas. Na prática, a medida obriga o beneficiário a sacar a quantia em espécie ou a abrir uma conta no Banco do Brasil, o que, no entendimento da Ordem, caracteriza captação de clientela, visando lucro para a instituição.

Em resposta, o Procon determinou a instauração de um processo administrativo de investigação preliminar contra o BB. Além disso, deu quinze dias úteis para que o banco informe comprovadamente os motivos que levaram à mudança, se houve prévia comunicação aos consumidores e quais os meios disponibilizados aos não correntistas para efetuar o resgate dos mandados.

Segundo o ofício da seccional, a justificativa da instituição é que a orientação confere segurança ao procedimento. Porém, foi constatado em uma reunião entre as duas instituições que o problema é, na verdade, no sistema do Banco do Brasil.

No ofício, a Ordem destacou que a medida "configura lesão ao direito do consumidor das partes e advogados, especialmente os direitos a uma boa prestação de serviço, à segurança e à dignidade do consumidor, além de ser uma ilegal, desproporcional e imotivada restrição ao direito de propriedade da parte".

Confira a íntegra do ofício.

Patrocínio

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...