MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF da 4ª Região garante pagamento de royalties ao município de Osório/RS

TRF da 4ª Região garante pagamento de royalties ao município de Osório/RS

X

Da Redação

quarta-feira, 12 de julho de 2006

Atualizado às 08:14

 

Royalties

 

TRF da 4ª Região garante pagamento ao município de Osório/RS

 

A 3ª Turma do TRF da 4ª Região confirmou a sentença de 1ª grau e manteve o direito do município de Osório/RS ao recebimento de royalties pelo armazenamento de petróleo.

 

O município foi excluído da lista de beneficiários em 2002, através de portaria publicada pela ANP. A prefeitura ajuizou então uma ação requerendo a anulação do ato. Em setembro de 2003, obteve liminar que garantia o pagamento até que a ação transitasse em julgado.

 

A sentença foi proferida em janeiro de 2004, pela 7ª Vara Federal de Porto Alegre, considerando ilegal a portaria editada pela ANP, restaurando a situação anterior, e condenando a União ao pagamento dos royalties.

 

A União e a ANP recorreram ao TRF contra a decisão. Segundo a Agência de Petróleo, o município de Osório possui apenas um parque de armazenamento terrestre e não um píer de atracação. Para o recebimento de royalties, argumentou a ANP, é preciso que a unidade federativa receba o petróleo diretamente de um campo produtor, o que não ocorre no caso.

 

A verba discutida no processo resultou de uma lei editada em 1989, que instituiu uma "compensação financeira" (5% do valor do óleo bruto, xisto betuminoso ou gás extraído ou transportado) para estados, Distrito Federal e municípios que estivessem envolvidos na exploração de petróleo ou gás natural, ou ainda que oferecessem recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica. Em 1997 esse valor repassado passou a ser denominado de royalties.

 

A relatora do processo, juíza federal Vânia Hack de Almeida, convocada para atuar como desembargadora no TRF, entendeu que "o município é parte integrante e inafastável da estrutura exigida ao recebimento do petróleo desembarcado".

 

Dessa forma, a magistrada negou o recurso da ANP e da União, considerando o ato - que excluiu o município de Osório daqueles contemplados com a verba - insustentável e confirmando a sentença de primeiro grau.

 

Como ocorre o descarregamento e armazenamento

 

Os navios descarregam o petróleo no município de Tramandaí, onde estão localizadas duas monobóias, de lá, o mineral segue através de um oleoduto de oito quilômetros até o Terminal Almirante Soares Dutra, em Osório, cuja função é receber e transportar o petróleo e derivados para a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas/RS.

 

AC. 2001.71.00.040286-0/RS.

_______________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...