MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Suspenso decreto que regulamentou o uso de aplicativos de transporte individual em BH
Mandado de segurança

Suspenso decreto que regulamentou o uso de aplicativos de transporte individual em BH

Decreto infringiu o processo legislativo ao impor obrigações diversas daquelas previstas na lei de mobilidade urbana.

Da Redação

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Atualizado às 10:05

O juiz de Direito Rinaldo Kennedy Silva, da 2ª vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal de BH, suspendeu liminarmente o decreto 16.832/18, que regulamentou a prestação de serviços de transporte individual de passageiros, com imposição de regras para seu funcionamento.

O decreto foi questionado por um vereador da cidade. Ele destacou que dentre outras disposições, o decreto estabeleceu a necessidade de prévia autorização da BH Trans para prestação dos serviços. Para ele, o decreto emanado do Poder Executivo regulamenta uma matéria que deveria ser tratada por lei em sentido estrito, isto é, com o devido processo legislativo pela Câmara Municipal.

O magistrado destacou que o regulamento é inteiramente subordinado à lei, "não podendo contrariá-la, excedê-la, restringi-la ou ampliá-la, servindo somente para determinar as medidas necessárias ao fiel cumprimento da vontade legal, dando providências que estabeleçam condições para tanto".

No caso, ele observou que o decreto 16.832/18 não se restringiu a dar a fiel execução à lei, uma vez que impôs obrigações diversas daquelas previstas na lei de mobilidade urbana (12.587/12).

"Como cediço, ao decreto regulamentar é vedada a criação de novas obrigações, em razão de seu caráter meramente de regulação. Nas hipóteses em que o chefe do Poder Executivo desejar impor à sociedade a observância de novas obrigações ou até mesmo a sua extinção, deve este se valer da criação de leis, a qual deverá respeitar o devido processo legislativo, com a aprovação pelos vereadores."

O vereador foi representado no caso pelo escritório Machado, Retes & Carvalho Advogados Associados.

  • Processo: 5007609-10.2018.8.13.0024

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...