MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MPF defende que seja restabelecida condenação de PMs pelo massacre do Carandiru
Carandiru

MPF defende que seja restabelecida condenação de PMs pelo massacre do Carandiru

Parecer do órgão foi enviado ao STJ em recurso especial interposto pelo MP/SP.

Da Redação

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Atualizado às 08:49

O MPF defendeu, em parecer, a cassação do acórdão do TJ/SP que anulou o júri popular que condenou PMs pelo massacre do Carandiru. O documento foi enviado ao STJ em recurso especial interposto pelo MP/SP, e requer que os autos retornem à Corte estadual para novo julgamento dos embargos de declaração, sob o argumento de que o tribunal não analisou as teses jurídicas apresentadas.

O acórdão questionado, proferido em setembro de 2016, considerou o veredito do júri nulo, sob o argumento de que a decisão popular divergiu das provas dos autos, tornando impossível individualizar a conduta dos agentes.

O subprocurador-Geral da República, Marcelo Muscogliati, alega que o veredito popular não contrariou as provas examinadas pela Corte, uma vez que os jurados basearam a decisão em relatos de testemunhas, igualmente satisfatórios para comprovar a participação dos réus nos crimes julgados.

O parecer do MPF destaca ainda o caráter multitudinário dos delitos, ou seja, envolvendo grande número de réus e vítimas, em meio a tumulto e confusão, o que "torna humanamente impossível a particularização da conduta de cada policial militar envolvido na operação".

Para o subprocurador-Geral, o TJ/SP desconsiderou o fato de que os envolvidos foram denunciados e condenados por terem participado do evento criminoso que resultou na morte dos detentos, não havendo acusação direta dos réus pela autoria individual.

Ele rebateu a necessidade de laudo de confronto balístico para a identificação da conduta de cada agente. Isso porque o contexto do massacre, além do desaparecimento dos vestígios, impossibilitou a realização do laudo, tornando a exigência da prova inviável.

A manifestação do MPF pede que o STJ determine o retorno dos autos à origem para novo julgamento dos embargos de declaração, ou que seja cassada a decisão que anulou o veredito popular, ficando restabelecida sentença penal condenatória dos réus.

  • Processo: RESp 1.716.928

Veja a íntegra do recurso.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas