MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Lamachia lamenta Ajufe justificar auxílio-moradia com base em ganhos dos advogados

Lamachia lamenta Ajufe justificar auxílio-moradia com base em ganhos dos advogados

Presidente da Associação afirmou que juiz não tem tranquilidade para trabalhar porque advogados ganham mais.

Da Redação

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Atualizado às 12:39

O presidente Nacional da OAB, Claudio Lamachia, criticou a atitude do juiz Federal Roberto Veloso, presidente da Associação de Juízes Federais, que ao falar sobre o auxílio-moradia concedido aos magistrados, disse que o juiz não tem tranquilidade para trabalhar enquanto existem advogados ganhando mais do que ele.

Lamachia frisou que a esmagadora maioria dos advogados brasileiros não tem férias de 60 dias, não recebe auxílio para pagar aluguel e tem salário muito abaixo do teto do funcionalismo público, que hoje está em quase R$ 34 mil.

"Os rendimentos dos advogados dependem exclusivamente de sua capacidade de se manter no emprego ou de conduzir o próprio escritório e ter demanda da clientela. Cada um dos integrantes do sistema de Justiça presta serviços igualmente relevantes à sociedade, mas de natureza diferente. Se o presidente da Ajufe quiser trocar a magistratura pela advocacia, assim como qualquer pessoa formada em direito, ele pode se habilitar na OAB para o exercício da profissão."

Ao tratar do auxílio-moradia em entrevista ao portal Terra, Roberto Veloso afirmou que a decisão do ministro Fux, , corrige uma "discriminação" contra os juízes. "Todas as carreiras - MP, Polícia Federal, Legislativo, Câmara, Senado, Executivo - todos pagam. Só a magistratura não recebia."

Veloso também citou um aumento concedido pelo presidente Michel Temer a várias categorias de servidores em julho de 2017 - o reajuste não chegou aos juízes. Segundo ele, a diferença de tratamento estaria deixando os magistrados "intranquilos": "como o juiz pode ter tranquilidade para trabalhar, se o advogado que está ao seu lado está ganhando muito mais que ele? Se o defensor público ganha mais que ele?".

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...