MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TRF 1 determina devolução de passaporte a Lula
Decisão

TRF 1 determina devolução de passaporte a Lula

Magistrado considerou que decisão foi baseada em fatos abstratos.

Da Redação

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Atualizado às 19:39

O juiz Federal Bruno Apolinário, convocado para atuar no TRF da 1ª região, determinou nesta sexta-feira, 2, a devolução do passaporte do ex-presidente Lula. O magistrado atendeu a recurso para anular decisão da 1ª instância da Justiça Federal que apreendeu o documento e proibiu Lula de sair do país. O documento foi entregue à Polícia Federal pela defesa do petista em 26 de janeiro.

A ordem de apreensão do passaporte veio em liminar do juiz Federal substituto da 10ª vara do DF, Ricardo Leite, no âmbito da Operação Zelotes. A decisão do magistrado impediu uma viagem à Etiópia, onde Lula participaria, no dia 27/1, a convite da African Union Comission, de um encontro de líderes organizado por um órgão ligado à ONU com vistas à discussão do combate à fome na África.

O pedido de recolhimento do passaporte veio dos procuradores Anselmo Lopes e Hebert Mesquita. Na solicitação, os procuradores afirmaram que a execução provisória da pena do petista no caso do triplex "pode ocorrer em questão de semanas". Segundo eles, era 'possível afirmar que passou a existir risco concreto' e citaram uma 'possível fuga do país'.

Na decisão de hoje, o juiz do TRF1 entendeu que o magistrado de 1ª instância não poderia ter determinado a apreensão do passaporte com base no julgamento da condenação do ex-presidente na JF do Sul do país. Além disso, Bruno Apolinário afirmou que a decisão foi baseada em fatos abstratos sobre a suposta fuga de Lula para a Etiópia.

"A autoridade coatora não especificou na decisão onde, quando e quem teria cogitado a solicitação de asilo político em favor do paciente, o que expõe a extrema abstração da afirmação. Não se pode admitir a adoção de medidas cautelares no campo do processo penal com base em motivação genérica."

Ao determinar a devolução do passaporte, o magistrado também ressaltou que a viagem do ex-presidente à África favia sido comunicada previamente à Justiça. "Ao contrário, percebe-se na conduta do paciente o cuidado de demonstrar, sobretudo ao Poder Judiciário, que sua saída do país estava justificada por compromisso profissional previamente agendado, seria de curta duração, com retorno predeterminado, e que não causaria nenhum transtorno às ações penais às quais responde perante nossa Justiça", concluiu.

Relembre

No dia 24 de janeiro o TRF da 4ª região manteve, em 2ª instância, a condenação do juiz Federal Sérgio Moro ao ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex no Guarujá, no âmbito da Operação Lava Jato. A pena foi elevada de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão e deverá ser cumprida após a análise dos embargos de declaração, único recurso cabível, mas que não altera a decisão.

  • Processo: 1002070-75.2018.4.01.0000

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...