MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. PEC aprovada em comissão cria Conselho da Defensoria Pública

PEC aprovada em comissão cria Conselho da Defensoria Pública

X

Da Redação

quinta-feira, 13 de julho de 2006

Atualizado às 08:25

 

Mudanças

 

PEC aprovada em comissão cria Conselho da Defensoria Pública

 

A comissão especial que examina a PEC 487/05, do deputado Roberto Freire, aprovou hoje por unanimidade o substitutivo do deputado Nelson Pellegrino relativo às atribuições, garantias e vedações da Defensoria Pública. Entre as mudanças feitas pelo relator estão a criação do Conselho Nacional da Defensoria Pública e a permissão para que os defensores há pelo menos cinco anos em exercício se candidatem a cargos eletivos, desde que se afastem de suas funções.

 

No momento da aprovação da proposta, o plenário da comissão estava repleto de defensores públicos de diversos estados.

 

Segundo o deputado Fleury, a permissão para as candidaturas não é coerente com o critério adotado para juízes e integrantes do MP. Ele lembrou que essas duas carreiras não podem ter participação político-partidária e argumentou que, se a Defensoria tiver garantias iguais às de procuradores e magistrados, deve ter também as mesmas vedações impostas pela Constituição Federal.

 

Para Pellegrino, porém, essa é uma disposição transitória. Ele explicou que a categoria está se estruturando e ainda precisa de esforço para se consolidar no mesmo nível que tem hoje o MP. Portanto, a medida vigoraria até essa consolidação, quando então poderia ser modificada.

 

Pelo mesmo motivo, explicou o relator, também foi excluída da PEC a proibição de que os defensores exercessem qualquer outra atividade além de sua carreira, com a única exceção de um magistério. De acordo com a proposta, eles poderão também exercer cargos de ministro e secretário de estado.

 

Proximidade

 

Uma das preocupações que nortearam o substitutivo de Pellegrino foi a de garantir que os defensores estejam próximos das populações mais pobres de todo o País e não concentrados nos grandes centros.

 

O conselho nacional desenhado pelo relator exercerá funções idênticas às desenvolvidas pelo CNJ quanto à regulação da atividade da magistratura.

 

A proposta estabelece prazo de cinco anos para a instalação total da Defensoria Pública no País. O relator sugeriu emenda ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para vigorar nesse período. De acordo com a proposta, a alocação dos defensores deverá ser feita prioritariamente nas comarcas de menor IDH.

 

O relator determinou que, para adequar a organização da Defensoria dos estados e da Defensoria do Distrito Federal à estabelecida para a Defensoria da União, seu defensor público-geral seja nomeado após a aprovação da maioria absoluta dos integrantes do Poder Legislativo de cada uma das unidades da federação.

__________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA