MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reconhecida litispendência em ação sobre intervalo de descanso em refinaria
TST

Reconhecida litispendência em ação sobre intervalo de descanso em refinaria

Ação coletiva sobre o mesma tema já havia sido ajuizada pelo sindicato da categoria.

Da Redação

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Atualizado às 17:15

Nesta quarta-feira, 21, a 8ª turma do TST deu provimento a recurso interposto por uma refinaria de petróleo e julgou totalmente improcedente reclamação trabalhista na qual o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Petróleo e Gás da Cidade do Rio Grande pleiteava o pagamento dos intervalos de 15 minutos para repouso e alimentação, não gozados, sob o título de adicional de turno de forma dobrada.

Por unanimidade, os ministros acompanharam voto da relatora, ministra Dora Maria da Costa, que vislumbrou a ocorrência de litispendência.

No caso, há outra ação coletiva ajuizada pelo sindicato em que a matéria é a mesma: o pagamento do intervalo para repouso e alimentação, sob a denominação de adicional de turno.

A ministra destacou que o TRT de origem já havia registrado que o sindicato profissional firmou norma coletiva para que a reclamada pagasse o intervalo de 15 minutos não gozado sob o título de adicional de turno de forma dobrada, postulando no presente processo esse intervalo com base na norma coletiva.

Na outra ação coletiva, o sindicato postulou também o intervalo, agora com fundamento no artigo 74, parágrafo 2, da CLT.

"Ora o pedido é o mesmo, intervalo de 15 minutos não gozado na jornada de seis horas nos turnos ininterruptos de revezamento. É fato que o direito está previsto no artigo 71 da CLT e foi pactuado em norma coletiva que seria pago sob a dominação de adicional de turno de forma dobrada."

A ministra consignou ainda que na ação anterior o pedido foi julgado procedente e a eventual condenação nesses autos evidenciaria duplicidade de condenação sobre o mesmo direito.

  • Processo: RR - 20178-05.2013.5.04.0122

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA