MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Presa consegue direito à prisão domiciliar para cuidar de filho pequeno
Prisão domiciliar

Presa consegue direito à prisão domiciliar para cuidar de filho pequeno

Juiz estendeu a presa sentenciada benefício concedido a presas provisórias pelo STF.

Da Redação

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Atualizado às 08:55

O juiz de Direito Liciomar Fernandes da Silva, da vara de Execuções Penais de Jaguará/GO, concedeu o direito à prisão domiciliar a uma presa sentenciada em regime fechado para que ela possa cuidar do filho de dois anos.

A mulher havia sido condenada há uma semana à pena de um ano e 11 meses de reclusão em regime fechado por envolvimento com tráfico de drogas. Porém, após a condenação, a defesa da mulher apresentou documentos comprovando que ela é mãe de uma criança de dois anos de idade.

Ao analisar o caso, o juiz levou em conta a recente decisão do STF em HC coletivo que concedeu o benefício a presas provisórias com filhos menores de idade e questionou: "o que torna os filhos de presas provisórias melhores do que os filhos de presas sentenciadas?"

Para o magistrado, mesmo que o benefício da prisão domiciliar seja concedido a condenados em regime aberto e a presas provisórias, no caso em questão, é notória a necessidade da mãe no cuidado da criança.

Com esse entendimento, o magistrado concedeu à mulher o direito de cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica para cuidar do filho.

"Em que pese a proibição da prisão na modalidade domiciliar para presos no regime fechado entendo que o que tem que ser levado em conta é a situação fática ambiente familiar propício a recuperação. E, ainda, no presente caso não resta dúvida quanto à necessidade de garantir a dignidade e o interesse do menor de dois anos de idade. Nesse norte, tenho que o benefício da prisão domiciliar é pertinente, sendo que a mesma teve que deixar seu filho aos cuidados de terceiros."

  • Processo: 20469-35.2018.8.09.0091

Confira a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...