MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Transgênicos indigestos

Transgênicos indigestos

E a novela continua...

Da Redação

quinta-feira, 25 de setembro de 2003

Atualizado às 11:15

Transgênicos indigestos

O presidente em exercício, José Alencar, decidiu, no início da noite de ontem, assinar a MP que libera o plantio de soja transgênica no país.

Alencar, que demonstrou contrariedade com a medida, protestou e chegou a dizer que a medida fere a legislação, irritando assessores diretos de Lula, mas acabou concordando em assiná-la até hoje (após uma hora de conversa por telefone com o presidente Lula, que está nos EUA).

"Isso confronta com a legislação brasileira. E o pobre coitado do presidente em exercício, lá de Minas, é que tem que assinar esta MP. Que este conselho me ajude a melhorar o meu conhecimento para errar menos na assinatura dessa medida, que realmente precisa ser realizada, porque o tempo urge. Vocês devem estar com pena de mim", afirmou o presidente em exercício.

A MP provocou uma das maiores crises desde a posse do governo. Com ordens de Lula para levar a minuta da medida para que Alencar a assinasse, o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, irritou-se com a demora na edição da MP. O atraso obrigou Dirceu a adiar para hoje uma viagem a Cuba. O desgaste entre o vice e o chefe da Casa Civil foi tanto que o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, serviu de mediador em reuniões com parlamentares.

Enquanto isso, Alencar era alvo dos lobbies contra e a favor da liberação do plantio. No Congresso, fala-se que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se demitiria caso a medida fosse assinada. A assessoria de Marina negou a informação.

A MP divide as opiniões dos políticos. A medida tem o apoio do ministro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro. Já o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e mais de 30 deputados são contra a medida. O líder do PV, Sarney Filho (MA), anunciou que, assim que a MP for editada, o partido recorrerá ao STF para contestá-la. "Estão desrespeitando decisão judicial que proíbe o plantio. A Nação está perplexa."

A Ajufe anunciou que vai entrar com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF caso o governo edite a MP. Para a associação, o governo incentiva o descumprimento de uma decisão judicial que exige estudo de impacto ambiental. Já o desembargador Antônio Souza Prudente, do TRF de Brasília, voltou a afirmar que a edição da medida provisória transformaria o país em uma "ditadura do Executivo".

De acordo com Prudente e com o presidente da Ajufe, Paulo Sérgio Domingues, a liberação do plantio de soja transgênica na safra 2003/2004 por meio de uma MP, como a União está prestes a fazer, além de inconstitucional, seria um crime passível de impeachment do presidente da República.

_________________

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA