MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Comissão do Meio Ambiente aprova incentivo fiscal a projeto ambiental

Comissão do Meio Ambiente aprova incentivo fiscal a projeto ambiental

X

Da Redação

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Atualizado às 07:42

IR

 

Comissão do Meio Ambiente aprova incentivo fiscal a projeto ambiental

 

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara aprovou ontem substitutivo do relator, deputado Carlos Willian, ao PL 5974/05, do Senado. A proposta permite deduzir do Imposto de Renda doações para entidades sem fins lucrativos e para o Fundo Nacional de Meio Ambiente (FNMA). As doações devem ser feitas para projetos que promovam o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

 

Em seu substitutivo, o deputado Carlos William estende a possibilidade de dedução de doações feitas a outros fundos públicos ambientais. A única condição é que esses fundos sejam habilitados pelo governo federal para esse fim.

 

Carlos William também modificou o percentual das doações. A proposta original prevê que pessoas físicas poderão deduzir até 80% dos valores doados, e jurídicas até 60%. O substitutivo estabelece que as pessoas físicas poderão descontar 80% das doações e 60% dos patrocínios, enquanto para as jurídicas os percentuais são de 40% e 30%, respectivamente.

 

O relator mantém, em seu substitutivo, a previsão do texto aprovado no Senado de que a soma das deduções a que os doadores têm direito não pode ultrapassar 4% do imposto devido.

 

Penalidades

 

Pela proposta original, o beneficiário que não executar o projeto no prazo estipulado terá de devolver ao governo o valor do imposto que deixou de ser arrecadado, acrescido de juros e dos encargos previstos na legislação do imposto de renda. A devolução será proporcional à parcela não cumprida do projeto, quando se tratar de execução parcial dele.

 

O texto original prevê ainda punição de até dois anos de reclusão e multa de 50% do valor dos benefícios recebidos para quem receber dinheiro de incentivos fiscais e não executar os projetos, sem justa causa, ou simular sua execução.

 

No substitutivo, o relator prevê punição apenas para quem simular aplicação dos recursos ou deixar de aplicá-los, que será de um a três anos de detenção e multa.

 

Reuniões

 

Para elaborar o substitutivo, o deputado Carlos William afirma que realizou uma série de reuniões técnicas e discussões com especialistas dos setores público e privado. Segundo ele, a intenção era construir um texto para a futura lei que fosse, ao mesmo tempo, coerente com o ordenamento jurídico, especialmente com a legislação tributária, e "suficientemente claro e consistente para assegurar que a sistemática de incentivos a ser criada não venha a esbarrar em problemas técnicos ou políticos".

 

Tramitação

 

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e, em seguida pelo Plenário.

__________

Patrocínio

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ANDRIA ARAUJO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

instagram
GONSALVES DE RESENDE ADVOGADOS

ATENDIMENTO IMEDIATO

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA