MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Saneamento básico pode ter seu marco regulatório

Saneamento básico pode ter seu marco regulatório

X

Da Redação

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Atualizado às 07:45

 

Proposta

 

Saneamento básico pode ter seu marco regulatório

 

O Plenário do Senado Federal aprovou no último dia 12 julho, a proposta de substitutivo do marco regulatório do saneamento apresentada pelo relator Júlio Lopes, deputado federal. Um dia antes, por unanimidade, o projeto passou pela Comissão Mista de Saneamento e segue agora para a apreciação do Plenário da Câmara dos Deputados. 

 

Nos quase vinte anos em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal analisam a matéria, a principal dificuldade para sua aprovação está no conflito que envolve interesses de estados e de municípios sobre a titularidade dos serviços de saneamento. Para os estados, nas regiões metropolitanas e onde os serviços utilizam recursos naturais, insumos ou infra-estruturas de interesse múltiplo a vários municípios, a titularidade dos serviços seria estadual. Os municípios defendem a sua titularidade mesmo nessas hipóteses e entendem que a titularidade do estado é inconstitucional.

 

O consultor do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, Wladimir António Ribeiro, explica que nos termos da proposta aprovada, os serviços deverão ser regulados e fiscalizados, tendo os prestadores que observar índices de eficiência e garantir os direitos dos usuários. O município, mediante convênio de cooperação com o estado, poderá delegar à agência reguladora estadual a regulação e fiscalização dos serviços. O prestador deverá prestar contas ao município de quanto arrecada e de quanto investe.

 

"Com o marco regulatório, a tendência é de os serviços serem prestados com maior eficiência, aspecto que é autêntico nó górdio do setor. E possibilitará também a aplicação de novos investimentos em capitais privados", completa António Ribeiro.

____________ 

 

Fonte: Edição nº 210 do Litteraexpress - Boletim informativo eletrônico da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia.

 

 

 

 


Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA