MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Reestruturação de secretarias do STJ torna mais ágil o trâmite processual

Reestruturação de secretarias do STJ torna mais ágil o trâmite processual

X

Da Redação

segunda-feira, 17 de julho de 2006

Atualizado às 07:49

 

Reforma

 

Reestruturação de secretarias do STJ torna mais ágil o trâmite processual 

 

Desde o dia 20 de abril último, o STJ passou por uma reforma estrutural visando à melhoria do atendimento à sociedade. Entre as alterações mais importantes no Tribunal, consolidadas pela Resolução nº. 2 de 2006, estão as mudanças na Secretaria Judiciária, que foi dividida em duas novas unidades: A Secretaria Judiciária e a de Órgãos Julgadores. Rosângela Silva, que respondia pela primeira e está agora à frente da Secretaria dos Órgãos Julgadores, informa que havia quase mil servidores na antiga secretaria, o que dificultava a coordenação do trabalho. O próprio presidente do STJ, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho, destacou o problema. "Havia um visível gigantismo da Judiciária, sendo detectadas disfunções, evidenciados gargalos e levantados pontos que devem ser retrabalhados no fluxo processual", explica o presidente.

 

Rosângela Silva explica que a Judiciária ficou responsável pelo processo desde sua entrada na Casa até a distribuição aos gabinetes e a Secretária de Órgãos Julgadores cuida do julgamento à baixa do feito. "Os dois órgãos formam a espinha dorsal do tribunal, já que todo o trâmite processual passa por eles", declara.

 

A Secretaria de Órgãos Julgadores cuida de todas as 10 coordenadorias das unidades julgadoras do tribunal: seis Turmas, três Seções e a Corte Especial. Também ficou responsável pela Seção de Recursos Extraordinários (que sobem para o STF) e pela Coordenadoria de Taquigrafia. "Um bom fluxo de processos depende muito da integração desses órgãos do tribunal", salienta Rosângela. Na Secretaria, ficaram cerca de 550 servidores.

 

A atual secretária da Judiciária, Maria Aparecida do Espírito Santo, destaca que a nova estrutura deu mais agilidade e celeridade aos processos. "A descentralização foi muito importante, por exemplo, para a Coordenadoria de Processos Originários, que recebe mais de 200 novos processos por dia e ainda cuidava de outros recursos", diz Maria Aparecida.

 

A nova Secretaria Judiciária é responsável pelas seguintes Coordenadorias: Protocolo e Informações Processuais, Processos Originários (de competência do STJ), Recursos Especiais, Agravos, Outros Recursos e a de Execução Judicial. Também integra essa secretaria a Seção de Apoio aos Advogados, à qual cabe administrar a Sala dos Advogados do STJ. "Somos responsáveis por toda a correspondência interna do Tribunal, pela autuação, classificação e encaminhamento de processos aos gabinetes e pelas execuções judiciais e precatórios", completa a secretária. No total, a Judiciária ficou com 214 servidores e 90 estagiários de segundo e terceiro grau.

 

Um ponto destacado por Rosângela Silva é que, apesar de a nova estrutura ter aumentado a eficiência do setor, o número de servidores ainda está aquém do necessário. "O STJ lida com 300 mil novos processos todos os anos. Isso significa um grande volume de trabalho para darmos conta", esclarece.

___________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.